Aplicando as regras no Método de Ovulação Billings

A regra dos primeiros dias (antes do Ápice)

Aplicação das regras para adiamento da concepção

  • Evitar relações sexuais nos dias de sangramento abundante durante a menstruação.
  • Noites alternadas são livres durante PB de I (seco ou muco contínuo sem mudanças).
  • Qualquer mudança do PB de I no que diz respeito à sensação ou aparência incluindo sangramento, “Esperar para ver”.Se não houver Ápice e o PB de I retornar, esperar mais três dias. O coito pode ser resumido em noites alternadas até ocorrência de nova mudança.

A regra do Ápice

O coito é liberado a partir do quarto dia após o Ápice. O óvulo está morto.

Avaliar a fertilidade fazendo observações, não contando dias. É normal que ciclos variem em número de dias na sua extensão. As regras são confiáveis. O índice de gravidez relacionado ao método é menos que 1% .O índice de gravidez relacionado ao ensinamento deveria ser zero. O índice total de gravidez varia de menos de 1% até o números maiores, de acordo com a escolha dos casais usando o método.

Durante o período de ensinamento, é importante concentrar-se nas observações fiéis, não nas interpretações. Por exemplo, não registrar fértil ou infértil. Anotar a descrição exata, prestando atenção especial na sensação da vulva.

Interpretações seguras são feitas estudando o padrão do muco, não das observações isoladas, exemplo muco pegajoso turvo que inicia a fase fértil, e muco pegajoso opaco nos primeiros três dias após o Ápice indicam fertilidade possível.

Sobrevida dos espermatozóides

Durante os dias do PB de I, a secreção do líquido seminal pode continuar durante várias horas durante o dia, depois de uma relação sexual na noite anterior. Não haverá espermatozóides vivos no líquido seminal. Quando impedidos de entrar na cérvix, são destruídos rapidamente na vagina.

Gravidez por contato

Durante a fase fértil, qualquer contato entre os órgãos sexuais ou relação sexual com preservativo ou coito interrompido pode levar à concepção.

Fonte:Ensinando o Método da Ovulação Billings Evelyn L. Billings John J. Billings

 

 

 

Comments

comments