Ovulação e estresse entenda a relação

 

Ovulação e estresseDúvidas sobre a origem do distúrbio são normais quando há retorno do muco no ciclo, depois do que parece ser um padrão ovulatório anterior não habitual, se é de origem local dentro da cérvix ou se pode ser de origem hormonal, devido a anomalia da ovulação, por exemplo, o estresse, causando interrupção do controle hormonal da ovulação no nível da hipófise por trauma emocional ou físico severo.

Questionamentos cuidadosos e com sensibilidade da mulher poderá revelar uma história deste estresse. A ovulação pode ser adiada somente alguns dias ou às vezes alguns meses. O estresse pode interromper o processo da ovulação bem perto do evento atual, caso em que p folículo em desenvolvimento regrida, degenere e torne-se cicatricial (folículo atrésico).

Quando a mulher se recupera dos efeitos do estresse, o nível do hormônio folículo estimulante se eleva e reinicia o processo ovulatório novamente.Assim, os sintomas de possível fertilidade são reconhecidos mais uma vez, o Ápice e a ovulação ocorrem, seguidos pela menstruação usual dentro de 2 semanas.

Ás vezes, quando o estresse ocorre logo antes da ovulação, pode afetar o processo, levando a ovulação não totalmente madura. Neste caso, há desenvolvimento defeituoso do corpo lúteo, podendo ser seguido por uma fase lútea curta devido a insuficiência deste corpo lúteo. Mulheres aprendem a ficar atentas a possibilidade desta resposta ao estresse no seu ciclo e se elas aplicam as Regras dos primeiros dias até o reconhecimento do Ápice verdadeiro, elas têm segurança no controle da sua fertilidade. Elas não se surpreenderão quando o ciclo for ocasionalmente longo devido ao atraso da ovulação.

Fonte:Ensinando o Método de Ovulação Billings – Parte 2. Variações do Ciclo e a Saúde Reprodutiva. Evelyn L. Billins/John J. Billings

Comments

comments