Entendendo o Método de Ovulação Billings

Aprendendo método de ovulação billings

No primeiro mês, enquanto são feitas as observações, não deve ocorrer contato genital. O líquido seminal e as secreções da relação sexual podem retardar o aprendizado dos padrões do muco.

Enquanto se ensina a mulher a fazer observações, deve-se enfatizar “Como sente a sua vulva?“durante atividades normais como andar.É importante que nenhuma investigação interna seja feita.

Quando a menstruação inicia, a vulva não está seca.A sensação é de molhada ou pegajosa e o sangue é visível.

A sensação da vulva é de secura quando não há secreção saindo pela vagina. Quando o muco inicia, a sensação de seca muda progressivamente. Algum muco pode ser visível ou não.

Cada mulher é uma pessoa e descreverá seu padrão de muco particular nas suas próprias palavras. Uma boa instrutora escuta atentamente, a fim de poder ajudar a mulher a registrar as suas observações de maneira fiel e interpretá-las corretamente.

Enquanto se ensina, é importante não dizer à mulher o que ela encontrará, mas é importante encorajá-la a tornar-se consciente de seus próprios sinais.Estes podem ser interpretados para indicar infertilidade ou possível fertilidade. Em seguida as regras para conseguir ou evitar a concepção podem ser aplicados com segurança.

Geralmente, o padrão fértil do muco muda dia após dia, progredindo da sensação de pegajoso até escorregadio, muitas vezes com fios visíveis transparentes ou turvos de muco até o sintoma Ápice, quando a vulva é escorregadia, inchada e com sensibilidade aumentada. Nesta hora, muito pouco ou nenhum muco pode ser visível.

 

A ovulação ocorre muito próximo deste sintoma Ápice, isto é, o último dia de sensação escorregadia. A vulva em seguida torna-se seca ou pegajosa, não mais molhada ou escorregadia e rapidamente perde o inchaço.

O tempo entre a ovulação e a menstruação é de 11 a 16 dias.

Fonte:Ensinando o Método de Ovulação Billings – Parte 2. Variações do Ciclo e a Saúde Reprodutiva. Evelyn L. Billins/John J. Billings

Comments

comments