"A 13 de maio, na Cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria"

Conheça um pouco da história das aparições da Virgem Maria, na cidade de Fátima, Portugal. 

     Eram 13 de maio de 1917. Uma manhã de domingo, como tantas outras, quando o céu se abriu e Nossa Senhora veio visitar a terra, trazendo um apelo de conversão para toda a humanidade a partir de Fátima, Portugal. Escolheu como mensageiros os humildes pastorinhos: Jacinta de 7 anos, seu irmão Francisco, de 9, e sua prima Lúcia, de 10 anos. O lugar escolhido também surpreende pela simplicidade. A Cova da Iria, uma terra de pastagens para o rebanho de ovelhas, coberta de uma vegetação rasteira, pedras e algumas árvores, como a azinheira, que foi utilizada por Nossa Senhora como púlpito, para falar aos pastorinhos e por intermédio deles ao mundo inteiro.

Nossa Senhora de Fátima – Foto: cancaonova.com

    O fato é que, a aparição de Nossa Senhora em Fátima, tornou-se um marco na história da Igreja. Os pastorinhos fiéis ao seu apelo, «Oferecei a Deus todos os sofrimentos que Ele vos enviar, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores», entregaram-se a esta grande missão, principalmente pela recitação diária do terço e a prática de sacrifícios, de tal modo que já em 1919 e 1920, respectivamente, Francisco e Jacinta foram levados ao céu. E depois da Igreja ter reconhecido as virtudes heróicas deles, o Papa João Paulo II – no dia de 13 de maio de 2000 – declarou-os beatos e o Papa Francisco em 13 de maio de 2017 declarou-os santos. Quanto a Lúcia, Nossa Senhora lhe confiou uma missão específica na terceira aparição: «Jesus quer servir-Se de ti, para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração», e a Virgem Maria também lhe confiou a missão de guardar por um tempo “o Segredo de Fátima” e ser, durante sua vida na terra, um sinal concreto de fé para os peregrinos. Lúcia faleceu aos 98 anos, em 13 de fevereiro de 2005.

    Em outubro de 1917, conforme a Senhora havia prometido, concluiu-se o ciclo das aparições. Aquele dia, aliás, ficou marcado com o surpreendente “Milagre do Sol” – historicamente certo e reconhecido inclusive pela ciência como algo sobrenatural. Diante deste sinal e após analisar cuidadosamente os fatos, a Igreja declarou como dignas de crédito as aparições, permitindo oficialmente o culto a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Desde então, milhares de peregrinos de diversas partes do mundo são atraídos diariamente ao local das aparições e a Mensagem de Fátima parece-nos ecoar com um vigor cada vez mais forte a cada dia. O grande número de peregrinos que vão ao Santuário e as inúmeras graças alcançadas, são sinais evidentes da intercessão e presença de Nossa Senhora neste lugar. A essência da Mensagem de Fátima no entanto, é chamar a atenção dos homens para as verdades eternas da salvação, a partir da reparação das ofensas cometidas contra Deus e contra o Imaculado Coração de Maria, e a vida de oração regada pelo espírito de sacrifício e oferecimento a Deus.

    Desde o início das aparições, os Pastorinhos chamavam Maria de: “Senhora mais brilhante que o sol”. Sua luz, que é reflexo da luz de Cristo, assim como a lua que reflete a luz do sol, continua a iluminar a vida de milhares de devotos que independente de onde estejam, recordam o 13 de maio como o dia em que o Céu visitou a Terra. Maria, falando a nossa língua, ensinou a humanidade como chegar ao Céu. O Centro das comemorações desta data continua a ser Fátima, mas a promessa de Maria feita ao mundo através dos Pastorinhos: “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus”, já atravessou o mundo e continua a fortalecer a fé, principalmente daqueles que passam pelas provas, com a certeza de que não estão sozinhos, pois Maria, como boa Mãe, continua a caminhar ao seu lado.

Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora de livros publicados pela Editora Canção Nova. Instagram: Dijaniracn

Comments

comments