20 Exercícios que o Cristão deve fazer todos os dias

Como se configurar a Cristo, vivendo bem o dia a dia aqui na terra?

Sabemos que precisamos amar a Deus sobre todas as coisas, se quisermos agradá-Lo, e passamos toda a eternidade com Ele. Mas quais os exercícios piedosos que se aconselham ao cristão para cada dia, para ajudá-lo a alcançar esta alta meta?

Foto ilustrativa – Fonte: Canva

O papa São Pio X, nos deixou dicas preciosas, contidas no seu catecismo:

1- Que deve fazer um bom cristão, pela manhã, ao acordar?
Um bom cristão, ao acordar, deve fazer o sinal da Cruz, e oferecer o coração a Deus, dizendo estas ou outras palavras semelhantes: “Meu Deus, eu vos dou o meu coração e a minha alma.”

2- Em que deveríamos pensar ao levantar da cama e enquanto nos vestimos?
Ao levantar da cama e enquanto nos vestimos, deveríamos pensar que Deus está presente, que aquele dia pode ser o último da nossa vida; e entretanto levantar-nos e vestir-nos com toda a modéstia possível.

3- Depois de se levantar e de se vestir, que deve fazer um bom cristão?
Um bom cristão, apenas se tenha levantado vestido, convém pôr-se na presença de Deus e ajoelhar, se pode, diante de alguma devota imagem, dizendo com devoção: “Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração; dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite; ofereço-Vos todas as minhas ações, e peço-Vos que neste dia me preserveis do pecado, e me livreis de todo o mal. Assim seja”. Reza depois o Pai-Nosso, a Ave-Maria, o Credo, e os atos de Fé, de Esperança e de Caridade, acompanhando-os com um vivo afeto do coração.

4- Que práticas de piedade deveria fazer todos os dias o cristão?
O cristão, podendo, deveria todos os dias:
1º: assistir com devoção à santa Missa;
2º: fazer uma visita, por breve que fosse, ao Santíssimo Sacramento;
3º: rezar o terço do santo Rosário.

5- O que se deve fazer antes do trabalho?
Antes do trabalho, convém oferecê-lo a Deus, dizendo do coração: “Senhor, eu Vos ofereço este trabalho, dai-me a vossa bênção”.

6- Para que fim se deve trabalhar?
Deve-se trabalhar para glória de Deus e para fazer a sua vontade.

7- O que convém fazer antes da refeição?
Antes da refeição convém fazer o sinal da Cruz, estando de pé, e depois dizer com devoção: “Senhor, abençoai-nos a nós e ao alimento que vamos tomar, para nos conservarmos no vosso santo serviço”.

8- Depois da refeição, o que convém fazer?
Depois da refeição, convém fazer o sinal da Cruz, e dizer: “Senhor, eu Vos dou graças pelo alimento que me destes; fazei-me digno de participar da mesa celeste”.

9- Quando nos vemos atormentados por alguma tentação, o que devemos fazer?
Quando nos vemos atormentados por alguma tentação, devemos invocar com fé o Santíssimo Nome de Jesus ou de Maria, ou recitar fervorosamente alguma oração jaculatória, como, por exemplo: “Dai-me a graça, Senhor, que eu nunca Vos ofenda”; ou então fazer o sinal da Cruz, evitando porém que as outras pessoas, pelos sinais externos, suspeitem da tentação.

10- Quando uma pessoa reconhece ou duvida que cometeu algum pecado, que deve fazer?
Convém fazer imediatamente um ato de contrição, e procurar confessar-se o quanto antes.

11- Quando fora da Igreja se ouve o sinal de elevação da hóstia na Missa solene, ou da bênção do Santíssimo Sacramento, que se deve fazer?
É bom fazer, ao menos com o coração, um ato de adoração, dizendo, por exemplo: “Graças e louvores se dêem a todo o momento ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento”.

12- O que se deve fazer quando tocam às Ave-Marias, pela manhã, ao meio-dia e à noite?
Ao toque das Ave-Marias, o bom cristão recita o Anjo do Senhor com três Ave- Marias.

13- A noite, antes de deitar, que devemos fazer?
Convém pôr-nos, como pela manhã, na presença de Deus, recitar devotamente as mesmas orações, fazer um breve exame de consciência, e pedir perdão a Deus dos pecados cometidos durante o dia.

14- Que haveis de fazer antes de adormecer?
Antes de adormecer, farei o sinal da Cruz, pensarei que posso morrer naquela noite, e oferecerei o coração a Deus, dizendo: “Meu Senhor e meu Deus, eu Vos dou todo o meu coração. Trindade Santíssima, concedei-me a graça de bem viver e de bem morrer. Jesus, Maria e José eu Vos encomendo a minha alma”.

15- Além das orações da manhã e da noite, por que outra forma se pode recorrer a Deus no decurso do dia?
No decurso do dia pode-se invocar a Deus frequentemente com outras orações breves, que se chamam jaculatórias. É muito útil recitar, durante o dia, muitas jaculatórias, e podem recitar-se também com o coração, sem proferir palavras, caminhando, trabalhando, etc.

Algumas jaculatórias:
Senhor, valei-me;
Senhor, seja feita a vossa santíssima vontade;
Meu Jesus, eu quero ser todo vosso;
Meu Jesus, misericórdia;
Doce Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais;
Doce Coração de Maria sede minha salvação.

16- Além das orações jaculatórias, em que outra coisa deveria exercitar-se com freqüência o cristão?
Além das orações jaculatórias, o cristão deveria exercitar-se na mortificação cristã.

17- Que quer dizer mortificar-se?
Mortificar-se quer dizer privar-se, por amor de Deus, daquilo que agrada, e aceitar o que desagrada aos sentidos ou ao amor próprio.

18- Quando é o Santíssimo Sacramento levado a um enfermo, que se deve fazer?
Devemos, sendo possível, acompanhá-Lo com modéstia e recolhimento; e, se não é possível acompanhá-Lo, fazer um ato de adoração em qualquer lugar que nos encontremos, e dizer: “Consolai, Senhor, este enfermo, e concedei-lhe a graça de se conformar com a vossa santíssima vontade e de conseguir a sua salvação”.

19- Ao saber da agonia de algum moribundo, que haveis de fazer?
Irei, se puder, à igreja orar por ele; e, não podendo, encomendarei a Nosso Senhor a sua alma, pensando que dentro em breve tempo hei de encontrar-me também eu naquele estado.

20- Ao saber da morte de alguém, que haveis de fazer?
Procurarei rezar um De profundis ou um Réquiem, ou um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, pela alma daquele defunto, e renovarei o pensamento da morte.

Fonte:
Catecismo de São Pio X

Comments

comments