A santidade é para nós!

Extra! Extra! Eis a boa notícia! Extra! Extra! Eis a boa notícia!  Sim! Essa nossa geração ainda é capaz de povoar o céu com grandes Santos!

     É isso mesmo, meu caro! O Senhor continua a dar a graça da santidade nesses tempos atuais. A beatificação do jovem Carlo Acutis, que acontecerá dia 10 de outubro, é uma feliz prova dessa afirmação e deve ser conhecida e celebrada pelos católicos do mundo inteiro.

Corpo incorrupto de Carlo Acutis – Fonte: Aleteia

     Ser santo não é tanto uma ação humana, mas é força da graça divina sobre os homens e mulheres que abrem seu coração para Deus.
E porque somos filhos de Deus, somos sedentos dessa graça, e nos sentimos impactados pela vida dos santos, pois eles são pessoas que deixaram-se alcançar por esta verdade antes de nós. Louvado seja Deus pela vida de Carlo Acutis que faz brilhar para nós essa consolação.
     Quando pensamos em alguém que tenha morrido com fama de santidade, logo imaginamos que sua vida terrena foi repleta de grande feitos, milagres, místicas, etc. Ao venerável Carlo, no entanto, ainda não podemos falar desses sinais. Os fatos que apontam sua santidade nos contam de um jovem que viveu apenas 15 anos e que em sua infância e adolescência descobriu o sentido de sua vida e o buscou, mantendo um olhar decidido para as coisas do alto. E sim, isso basta para transbordar o amor de Deus!
     Os dois pilares de sua espiritualidade foram a Eucaristia e a Virgem Maria. Carlo, ainda criança, aos sete anos, demonstrou que entendia o valor de um Deus que se deixa encontrar na forma de pão e vinho. Seu desejo pela Eucaristia o levou a solicitar ao bispo uma licença especial para realizar sua primeira comunhão aos sete anos de idade. Buscava participar da Santa Missa e comungar diariamente e tinha especial interesse em conhecer e divulgar os milagres eucarísticos.
     O amor e devoção a Virgem Maria são marcas especiais dos santos e uma frase dita por Carlo evidencia isto: “A Virgem Maria é a mulher da minha vida!”.
     Em seu coração também vibrava uma fraternidade admirável que o levava ao encontro dos mais necessitados.   Quantos jovens você conhece e os descreveria como amantes da tecnologia e redes sociais? Carlo será o santo que fará parte desse time da geração Y, pois com grande afinidade por esse meio, buscou evangelizar através dele.
     Aos 15 anos foi diagnosticado com uma leucemia fulminante, que em poucos dias o levou a morrer, mas não sem antes, consciente do que passaria, colocar o sentido de todo o seu sofrimento pelo bem da Igreja.  Portanto, alegremo-nos como Igreja pela beatificação de Carlo Acutis. Um magnífico sinal que fortalece nossa e nos faz desejar ardentemente como Carlo, corresponder com nossa vida, ao amor de Deus que nos criou para a santidade. Busquemos, a partir de então, recorrer a sua intercessão e perpetuar o grande presente que ele é para nossa geração, que pode com fé exclamar: A santidade é para nós!

Larissa Costa Lopes Filgueiras

É membro do segundo elo da Comunidade Canção Nova desde 2017. Graduada em Serviço Social. Pós graduada em Política Social e Seguridade Social. Esposa de Diego Filgueiras Campos. Mãe de 2 filhos: Isabela e Saulo. Instagran: @larissalopescn

Reze a Oração e novena de Carlo Acutis

Comments

comments