Coragem para evangelizar!

Anuncia-me

     A Igreja dedica o mês de Outubro às missões. Um tempo para lembrar ao cristão católico que é vocação de todo batizado levar a Palavra de Deus até os confins do mundo, como revelou o próprio Jesus nas Escrituras.“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Uma citação bem conhecida, mas que ainda desencadeia em muitas pessoas alguns bloqueios: o receio da incompreensão, a vergonha da exposição, o complexo de não se achar capaz para falar de Jesus, o sentimento de não conhecer o suficiente do evangelho para pregá-lo, e tantos outros medos que impedem o primeiro passo.

Imagem ilustrativa – Fonte: Canvas

      Mas por quê o medo? Vemos em Gênesis 3,10 que após Adão e Eva terem pecado, ouvindo os passos de Deus que se aproximava no jardim, esconderam-se porque tiveram medo.
     Sim, tiveram medo do próprio Criador. Vemos que o medo acompanha o homem desde o início. Quando o pecado entrou no mundo trouxe de presente esta fraqueza, assim nós, homens e mulheres, precisamos lidar constantemente com este sentimento que nos engana e por vezes até nos paralisa diante da evangelização.
     É preciso enfrentá-lo! Clamar o Espírito Santo e não ter medo de anunciar o amor de Jesus. Em Jeremias, temos a confirmação de que Deus estará no comando. “E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios” (Jr 1, 9). Quando nos colocamos à disposição, é o próprio Deus quem fala em nós e através de nós. Somos chamados à missão mesmo quando não saímos do lugar. Um bom exemplo, é a padroeira das missões, Santa Teresinha do Menino Jesus, que mesmo no Carmelo viveu uma autêntica identidade missionária, rezando pelas vocações. Seu exemplo é caminho para que todos sejam missionários onde se encontrarem. Seja na família, trabalho, escola e com os amigos, no dia a dia, até a vinda definitiva de Jesus. 
     Em tempos de pandemia o leque da evangelização aumentou, e da sua casa, com seu celular, pode alcançar a muitas almas. O que esta esperando?
Desafio você que esta lendo este texto agora. Onde Deus tem te chamado à servir? Qual medo você precisa enfrentar para anunciar? Qual o meio disponível para sua voz ecoar? No Brasil, outubro é um mês da primavera, estação do desabrochar, do florir. Tempo propicio para eu e você tomarmos coragem e abraçarmos a missão. 
     Diante da ordem do Mestre, das perseguições e da necessidade de levar os ensinamentos de Jesus, os apóstolos saíram em missão.“Fazer parte da Igreja Católica e Apostólica é sentirmo-nos sempre enviados, em comunhão com os sucessores dos Apóstolos, a anunciar com alegria Cristo e o seu amor a toda a humanidade” (Papa Francisco).
     Vamos clamar juntos a coragem do Espírito Santo e, a exemplo dos Apóstolos, sermos nós também propagadores da Boa Nova! Ao som da música Anuncia-me, reze comigo:

     Oração
     Vem Espírito Santo, preciso da coragem do alto para dizer sim! Vem Espírito realizar uma obra em mim! Dai-me segurança e plena confiança em Ti. Quero me lançar, mas tenho medo de fracassar, vem me impulsionar.Tenho medo Senhor, não tenho palavras, vem falar por mim! Quero falar do teu amor às nações e ao meu irmão. Que eu vença a timidez, as inseguranças e todos os medos para anunciar!
Amém!

Luciana Munhoz

Ingressou na Comunidade Canção Nova em 2002, permanecendo no núcleo durante 14 anos. Hoje é membro no Segundo Elo da Comunidade. Graduada em Administração com ênfase em Marketing e em Comunicação Social. Esposa do Bruno Alexandre Sá Gonzaga . Mãe do Samuel. Instagram: @munhozreinasa

Comments

comments