Levanta-te pega tua maca e anda

Pregação do Ricardo Ida no Encontro de Cura e Libertação da Canção Nova em Fortaleza. 

      Nós meditaremos juntos uma passagem do Evangelho de São João (Jo 5, 1-18), onde a Palavra de Deus nos traz a cura de um paralítico, não somente a cura física, mas também a cura interior, ou seja, Deus quer curar todo o nosso ser. O tema central do Encontro é “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!” (Jo 8,32); é muito importante o que diz esta Palavra. Tendo em vista que o “conhecer” na Bíblia tem um significado mais profundo do que é encontrado no dicionário. “Conhecer”, na Bíblia, é fazer uma experiência profunda com uma verdade, é conhecer experimentando uma verdade e, esse é o nosso chamado. O chamado de conhecer a Verdade, amá-La e praticá-La.  Só se conhece a Verdade iluminada quando a nossa inteligência é iluminada pela graça. Devido ao pecado original, a nossa inteligência está cega. Como São Paulo falou: “vossa Inteligência está obscurecida”. Então, para enxergarmos e conhecermos uma Verdade de fé, é necessário o Espírito Santo enviar uma luz, que se chama “graça atual”, para iluminar a nossa inteligência, e conhecendo e experimentando esta Verdade, ela nos libertará do pecado.

Ricardo Ida – Fonte: Canção Nova

“Havia ali um homem que estava enfermo há trinta e oito anos. Jesus vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo Ele lhe diz: ‘Queres curar-te?’ O enfermo lhe respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me coloque na piscina quando a água se agita. Quando chego, outro já entrou (Jo 5,5-7). Jesus viu esse paralítico. Isso significa que você, onde estiver agora, seja qual for a sua situação. Se você estiver desanimado, com um medo que te paralisa, angustiado, com depressão, essa palavra é profética para você. O paralítico não sofria somente de uma paralisia física, mas uma paralisia emocional, espiritual. É esta a cura que Jesus que realizar nos nossos corações e nas nossas vidas. É Jesus quem toma a iniciativa de ir ao encontro do paralítico. Isso acontece por 2 situações: o homem não andava, mas também era um paralisado em sua alma, ele não tinha iniciativa e queria se justificar. Isso também acontece com aqueles que estão numa paralisia emocional, espiritual e caem nas justificativas, muitas vezes querem dar explicações e, isso não vai adiantar. Mas não perca a esperança! Jesus toma a iniciativa.

Então, se Deus não vai ao encontro, a Sua obra não acontecerá. Jesus viu aquele homem deitado, na apatia, no desânimo, numa tristeza, numa prostração, num derrotismo, num pessimismo. Como você se encontra hoje, não somente diante das crises externas (política, econômica, espiritual etc), mas diante das enfermidades da alma? Como você se apresenta a uma visita de Nosso Senhor? Não queira dar justificativas, explicações ou desculpas. Antes de mais nada, é preciso pedir a graça de ter iniciativa, de sair dessa apatia, desse desânimo. O Nosso Deus é um Deus poderoso, que pode mover todas as situações, realizar milagres em nossa alma. Ele pode fazer você crescer, te libertar de todos os males e vícios, mas não podemos dar justificativas ao Nosso Deus. O Senhor chega até nós e pergunta: “Queres ser curado?” Mas primeiro precisamos reconhecer que estamos enfermos. Todos nós, devido ao pecado original, estamos enfermos. A nossa alma, nossas paixões desordenadas que precisam de mortificação. Os nossos sentidos que precisam entrar num processo de mortificação. O nosso amor-próprio doentio, que é a raíz de todos os pecados e de todos os males, precisa receber a graça para ser curado e ordenado dentro de nós. Então não esconda nada de Jesus. Mas abre teu coração numa confiança, numa esperança. Muitos culpam todos que estão ao seu redor, mas esquecem de olhar para dentro de si, e ver que a enfermidade está ali e não nas pessoas. Jesus dá uma grande oportunidade de crescimento a esse homem, e é isso que Jesus também quer nos dar, porque Ele é Amor. Deixe-se conhecer, queira conhecer, deseje conhecer a Verdade, para que essa Verdade nos liberte de toda escravidão, de toda carência.

Mais tarde, Jesus o encontra no Templo e lhe diz: “Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”.Pela segunda vez Jesus toma a iniciativa e vai ao encontro daquele enfermo, que foi curado fisicamente e emocionalmente, mas ele precisava de uma cura ainda mais importante. Jesus desejava curá-lo mais profundamente. Então Jesus foi até o Templo encontrá-lo. Jesus não desistirá de você, Ele vai aonde você estiver. As pessoas te desamparam, abandonam, esquecem, mas Jesus jamais esquecerá. E a obra que Ele iniciou na sua vida, Ele quer terminar, creia nessa Verdade, e essa Verdade libertará a sua alma.Jesus veio para salvar a cada um de nós. Ele veio para curar a nossa alma e nos tirar de toda paralisia, de toda escravidão, de toda cegueira de toda fraqueza.

Se coloque na presença de Deus, e deixe Ele falar à sua inteligência, te provocar à mudança de vida, conversão, para que você não continue nessa paralisia, nas desculpas, nas carência, nas justificativas, mas na presença de Jesus, permita que a tua vontade seja arrebatada pela graça de Deus, permita que Ele ilumine sua inteligência, e que você seja liberto dos vícios.

Ricardo Ida

Ricardo Sarti Ida é teólogo e membro da Comunidade Canção Nova, onde atua como formador. Em seu trabalho missionário, é pregador da Palavra e exerce o ministério de cura e libertação e de cura interior. Esposo de Luciane Descio Kishi Ida, pai de João Mateus e Miriam  Lethicia.

Comments

comments