Maria Madalena: De Pecadora a Anunciadora do Cristo

A mulher que teve a sua vida transformada por Jesus, e correspondeu ao Seu amor.

Hoje, dia 22 de julho, celebramos a Festa de Santa Maria Madalena. Vale a pena lembrar que em 2016, o Cardeal Robert Sarah, até então prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, emitiu um decreto no qual, seguindo a vontade do Papa Francisco, estabeleceu que a memória litúrgica de Santa Maria Madalena fosse elevada ao grau litúrgico de festa. Portanto, comemoramos hoje uma recente festa litúrgica instituída pela igreja, e por isso, nada melhor do que recordar e meditar a vida desta grande mulher de Deus.

Foto ilustrativa – Fonte: cancaonova.com

Maria Madalena é originária de uma aldeia chamada Magdala, que fica localizada no lago da Galiléia, e por este motivo é conhecida como Madalena. A sua história, contada pelos Evangelhos, possui um lugar e posição de primeiro plano. O evangelista São Lucas coloca-a entre aquelas mulheres que tinham seguido Jesus depois de ter sido “curada de espíritos malignos e de enfermidades”, especificando que dela “tinham saído sete demônios” (Lc 8, 2). Santa Maria Madalena esteve presente aos pés da Cruz, juntamente a Mãe de Jesus e com outras mulheres. Ela descobrirá, na manhã do primeiro dia após o sábado, o túmulo vazio, ao lado do qual permanecerá em lágrimas, até que Jesus ressuscitado apareça diante dela (Jo 20, 11).

Tendo como pano de fundo estes episódios bíblicos de Maria Madalena, nós verificamos que aconteceu uma autêntica mudança e transformação radical na alma de Madalena. De pecadora à primeira pessoa a anunciar Cristo ressuscitado. Isso nos faz recordar de uma outra passagem bíblica, que se encontra em Romanos: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (5,20). Antes de Cristo, ela estava como que sobre a influência do pecado e dos demônios, depois de conhecer Cristo, passou para o domínio e senhorio de Jesus. A vida venceu a morte. Ela fez uma verdadeira experiência com Cristo ressuscitado antes de anunciá-lo. Por isso, que contemplar a vida de Maria Madalena é constatar que para Deus nada é impossível. Que nenhum caso pode ser considerado totalmente perdido. Que a graça de Deus é muito mais forte que o mal. Que a misericórdia divina é muito maior que todo pecado. Não é atoa que o papa emérito Bento XVI, ao comentar a vida desta santa, disse: “A história de Maria Madalena recorda a todos uma verdade fundamental:  discípulo de Cristo é aquele que, na experiência da debilidade humana, teve a humildade de lhe pedir ajuda, foi por Ele curado e se pôs no seu seguimento de perto, tornando-se testemunha do poder do seu amor misericordioso, mais forte do que o pecado e a morte”.

Graças a Santo Tomás de Aquino, Maria Madalena é conhecida como a “primeira ou a apóstola dos apóstolos”, não porque tinha sido escolhida para ser coluna da Igreja como, de fato, os doze apóstolos o são no aspecto específico e próprio, mas porque ela foi a primeira a anunciar a Ressurreição de Jesus. Desta forma, ela foi um anjo (mensageiro) e um apóstolo (enviado) de Deus, que testemunhou, de modo primordial, a todos os apóstolos e ao mundo que Cristo ressuscitou verdadeiramente e está vivo em nosso meio. Veja, esta é a missão de cada cristão batizado: anunciar ao mundo inteiro que Cristo vive. Por isso, a exemplo de Maria Madalena, retomemos a nossa condição de apóstolos, isto é, enviados para proclamar, declarar, anunciar e testemunhar com palavras e com a vida a Boa Nova de que Cristo está vivo verdadeiramente.

Uma das grandes mensagens da história de Santa Maria Madalena é, sem dúvida alguma, a sua experiência pessoal com Jesus, que foi capaz de torná-la uma verdadeira discípula fiel de Cristo. Fidelidade que se revelou quando esteve presente no túmulo vazio logo pela manhã. Ela esperou contra toda desesperança. Ela acreditou e amou. Seguindo Maria Madalena, portanto, façamos uma verdadeira experiência com Cristo ressuscitado, de todo coração, capaz de transformar nossa vida concretamente, porque onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.

Padre Bruno Franco
É membro do núcleo da Comunidade Canção Nova desde 2005, frente de missão de Fortaleza-CE.
Instagram: @padrebrunocoelhocn

Comments

comments