SÃO JOSÉ, O BEM-AVENTURADO.

Não se sabe ao certo quantos anos viveu São José, nem o período exato de sua morte. A tradição acredita que ele faleceu algum tempo antes de Jesus ter dado início ao seu ministério público. Talvez nunca saberemos de fato, mas temos conhecimento de sua santidade, sua vida simples, sua coragem em enfrentar lutas e desafios pela fé. São José buscou fazer o que agradava a Deus em todo o tempo e isto ressoa incessantemente. Muitos santos se inspiraram em suas virtudes e fizeram lindas experiências por sua intercessão e devoção: São Francisco de Sales, Santo Afonso Maria de Ligório, São Bernardo de Claraval,… dentre outros. Uma grande devota sua, foi Santa Teresa D´Ávila. Sua grande admiração por São José foi responsável por difundir e divulgar por muitos lugares o esmero e o devotamento por ele. Dos muitos conventos que fundou, pôs sob a proteção direta a São José, a maioria deles foi a ele dedicado.

“É coisa que espanta as grandes mercês que me fez Deus por meio deste bem-aventurado santo, e dos perigos de que me livrou, tanto de corpo como de alma; que a outros santos parece que lhes deu o Senhor graça para socorrer em uma necessidade; mas a este glorioso santo tenho experiência de que socorre em todas, e quer o Senhor nos dar a entender, que assim como a ele esteve submetido na terra, pois como tinha nome de pai, sendo guardião, nele podia mandar, assim no céu faz o quanto lhe pede.” Santa Teresa D’ Ávila

São José é um bem-aventurado. Soube viver em tudo a vontade divina. Um exemplo de fidelidade. Ensina-nos que mesmo diante das contradições, das duras provas, em Deus sempre confiar. Neste mês em que a Igreja homenageia este grande Santo, mas durante todo o ano, lhe convido a rezar diante de uma imagem de São José e colocar-se sob sua intercessão:

Lembrai-vos, ó castíssismo esposo da Virgem Maria, São José, meu amável protetor, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que invocaram a vossa proteção e imploraram o vosso socorro, tivesse ficado sem consolação. Com esta confiança, venho a vossa presença; a vós fervorosamente me recomendo. Oh! Não desprezeis as minhas súplicas, Pai adotivo do Redentor, mas dignaivos acolhe-las favoravelmente. Amém.

São José, valei-nos!!!

Cívita Sousa \ Março de 2022

Comments

comments