São José protetor e amigo de fé

São José teve a missão de guiar e proteger Jesus e Maria.

      Há uma história antiga que fala de uma tradição sobre o significado do lírio nas mãos de São José, segundo a qual, o Sumo Sacerdote teria reunido os jovens de Jerusalém a fim de saber qual deles seria o pai do Messias prometido. Cada um trazia um bastão de madeira, e a resposta de Deus seria dada pela flor que brotaria do bastão de um desses jovens, o que teria acontecido com o bastão de José. É uma linda história, mesmo não sendo comprovada, mas José foi sim o escolhido por Deus para ser o guardião da Sagrada Família, o guardião da fé, um homem justo e humilde, sempre pronto a cumprir a vontade de Deus.

Foto ilustrativa – Fonte: canva.com

      São José teve a missão de guiar e proteger Jesus e Maria. Esta é a missão dele com a Igreja. Em comemoração aos 150 anos de declaração de São José como padroeiro da Igreja, Papa Francisco deu abertura ao ano de São José, no dia 08 de dezembro de 2020. Com o objetivo de promover a devoção ao santo e nos impelir a implorar sua intercessão e tê-lo como modelo de virtudes.

      O Papa, na Carta Apostólica Patris Corde publicada no dia da abertura do Ano de São José, dirige para nós palavras que revelam o grande valor de São José para a Igreja. Um Coração de Pai. Jesus viu a ternura de Deus em José como seu pai. Um homem obediente que acolheu com amor os desígnios de Deus. Tornou-se a dobradiça que une o Antigo e o Novo Testamento. São José uma figura discreta que teve um papel significativo na história da nossa salvação. O Pontífice ressalta: “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldades. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm protagonismo sem paralelo na história da salvação”. Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum santo ocupa espaço no magistério pontifício como José, seu esposo.

      Santa Teresa de Ávila o tinha como advogado e intercessor. Recorria a ele sempre: “Não me recordo de ter suplicado graça que tenha deixado de obter. Coisa admirável são os grandes favores que Deus me tem feito por intermédio desse bem-aventurado santo e os perigos de que tem livrado, tanto do corpo como na alma. A outros santos parece o Senhor ter dado graça para socorrer em determinada necessidade. Ao glorioso São José tenho experiência de que socorre em todas”.

      Tomei São José há alguns anos como protetor e amigo de fé. Aprendo com ele, confiança para viver o caminho com Deus e coragem de enfrentar os desafios que surgem nela. São José ensina com sua vida que Deus tem sonhos muito grandes para nós.

Rezemos a São José:
Salve, guardião de Redentor e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
Em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
E guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
E defendei-nos de todo o mal.
Amém.
(Papa Francisco – Patris Corde)

São José, valei-nos!

Cívita Teixeira
É membro do segundo elo da Comunidade Canção Nova desde 2017, frente de missão de Fortaleza-CE. Formada em Engenharia da Alimentos e Mestre em Engenharia Química. Instagram: Cívita 

Comments

comments