Ser cristão em tempos de coronavírus

Neste tempo de quarentena, devo cuidar mais da saúde do corpo ou da alma?

Estamos vivendo um tempo forte! Um tempo de guerra contra um inimigo invisível e traiçoeiro que tem roubado de todos nós a paz, abalando nossa saúde física e também nossa saúde mental. Estamos todos em estado de alerta e envolvidos nessa batalha.
Diante disso o que fazer? Ter fé!

Foto ilustrativa – Canva

Acreditar que Deus continua nos amando e cuidando. Por isso, precisamos continuamente assumir que somos filhos de Deus, que não estamos desamparados, que temos um grande Deus poderoso que luta em nosso favor. Como diz Sua Palavra: “Não temas, pois é o Senhor nosso Deus  que combate por vós” (Dt 3,22)
Por isso, creia: vamos vencer essa batalha!
Não podemos esquecer que somos soldados cristãos, por isso a nossa forma de lutar precisa ser diferente de tantos outros soldados. Então, não priorize apenas o cuidado com a saúde física (que é imprescindível nessa hora) seguindo as orientações de isolamento social e medidas preventivas de higienização, mas devemos dar igual importância nesse tempo ao cuidado com a nossa alma, nosso espírito. Devemos clamar como o salmista: “Criai em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito decidido” (salmo 51,12). Que Deus nos dê a graça de termos um espírito forte. A conquista de um espírito forte se dá na busca a Deus. E esse tempo de “clausura” é propício para aumentar nossa intimidade com Deus.
Nesse tempo de deserto, de quaresma, quarentena, sejamos obedientes às autoridades civis, assim como à nossa Igreja.
E se em meio a essa guerra Deus precisar de um soldado para ir ajudar alguém, qual resposta daremos ao Senhor?
Seria: “Senhor minha saúde em primeiro lugar, a saúde dos meus familiares!”, ou seria: “Eis-me aqui Senhor!”?
Há muitos fora das trincheiras das nossas casas precisando de ajuda. Muitos nem trincheiras possuem. Quem cuidará desse povo? Quem os alimentará? Quem levará Deus a eles?
Se todos se fecharem nas suas trincheiras pensando apenas em si, tantos outros morrerão.
A campanha da fraternidade deste ano nos diz: “Viu, sentiu compaixão, cuidou deles”. De nada vale, ver, sentir e não fazer nada de concreto para ajudar o próximo.
Papa Francisco disse alguns dias atrás: “Não deixe os fiéis sozinhos”. É o que os padres da Itália têm feito. Eles têm ido ao encontro dos doentes levar o maior dos remédios: Jesus Cristo!
Os padres sabiam do risco que era ir visitar os doentes, mas, por amor a Jesus e ao próximo, foram. Até o momento na Itália já morreram mais padres do que médicos (até o dia 20 de março foram 28 padres), mas podemos ter a certeza de que muitas almas foram salvas.
Jesus, na sua Palavra, continua a nos dizer:
“Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará” (Mc 8,36)
Como o Bom Samaritano não tenhamos medo de ir ao encontro dos doentes, daqueles que precisam de Jesus. Que seja por uma mensagem, por uma live nas redes sociais, pela oração de intercessão, ou pela visita física mesmo para levar o amor, a cura, para levar o melhor dos remédios: Jesus Cristo! 
Que Deus nos abençoe.

Diego Figueiras
Membro do Segundo Elo da Comunidade Canção Nova desde 2017, frente de missão de Fortaleza-CE. Casado e pai de 2 filhos. Trabalha como Servidor Público municipal. Instagram: diegofilgueirascn

Comments

comments