A condição para receber o dom do Espirito Santo
maio 17
Catequese Bento XVI Comentários desativados em A condição para receber o dom do Espirito Santo
Em homilia proferida por ocasião da Solenidade de Pentecostes do dia 04 de Junho de 2006 então Papa Bento XVI, hoje Papa emérito disse que com a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos a missão da Igreja no mundo. Segundo ele, o próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição (At 1, 3). E acrescenta:
Antes da ascensão ao Céu, ordenou que “não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai” (At 1, 4-5), isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria no Cenáculo à espera do acontecimento prometido (At 1,14).
Permanecer juntos foi a condição exigida por Jesus para receber o dom do Espírito Santo. Esta é uma lição para cada comunidade cristã diz o Papa, e ainda reforça:
Por vezes pensa-se que a eficiência missionária dependa principalmente de uma programação atenta e da sucessiva inteligente realização mediante um empenho concreto. Sem dúvida, o Senhor pede a nossa colaboração, mas antes de qualquer resposta nossa é necessária a sua iniciativa: é o seu Espírito o verdadeiro protagonista da Igreja. As raízes do nosso ser e do nosso agir estão no silêncio sábio e providente de Deus.
O Papa faz ainda um contraponto entre a experiência de Pentecostes e a experiência de Babel:
Diferentemente do que tinha acontecido com a torre de Babel (Jo 11, 1-9), quando os homens, intencionados a construir com as suas mãos um caminho para o céu, tinham acabado por destruir a sua própria capacidade de se compreenderem reciprocamente. No Pentecostes o Espírito, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem geram sempre divisões, erguem muros de indiferença, de ódio e de violência. O Espírito Santo, ao contrário, torna os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da comunicação autêntica entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é Amor.
A nossa capacidade de compreender cada pessoa vem diretamente da ação do Espírito Santo em nós. Da confusão de Babel passamos à comunhão de Pentecostes.
Deus abençoe você.