A finalidade do prazer

1 Comment

Qual é a finalidade do prazer?Qual a finalidade do prazer?

Podemos mencionar duas específicas para o casal cristão: unitiva e procriativa. A quem diga que Deus colocou o prazer no homem e na mulher para que eles não perdessem a vontade de dá continuidade à criação.

Enquanto a finalidade do nosso amor for o prazer egoísta, seremos desonestos conosco e com aqueles que pretendemos amar. Iremos procurar não o seu bem, mas o nosso interesse em obter prazer.

O amor gera atitudes de superação do egoísmo, inclusive na dimensão do prazer. O prazer é bom à medida que é entendido como uma dimensão desejada por Deus. Ele deu-nos a dimensão do prazer não para ser vivido no egoísmo.

Para ser mais especifico, vamos pensar o prazer na dimensão da sexualidade. Muitas pessoas vivem sua sexualidade em relacionamentos desregrados, pensando apenas em satisfazerem os próprios desejos sexuais sem nenhum respeito pela própria dignidade e pela da outra pessoa. Outra forma que pode ser uma manifestação de egoísmo na dimensão do prazer é a masturbação. Se masturbar é se desviar-se da finalidade unitiva e procriativa do prazer sexual.

Deus não colocou essa dimensão em nós para buscarmos o prazer pelo prazer, mas para que essa dimensão, quando vivida corretamente no matrimônio, faça com que o homem e a mulher experimentem a beleza do que Deus desejou para ambos.

Amar o outro é querer o seu verdadeiro bem, num amor que é fundado na verdade. A verdade que devemos amar é a santidade que o amor de Deus quis para o outro. Amor ou prazer? Ser gente implica as duas realidades, uma complementa a outra. É inteiro aquele que sabe integrar em si as duas realidades.

Deus abençoe você.

Seguir @edisoncn

One Comment (+add yours?)