A Páscoa
mar 31
Catequese, Espiritualidade Bento XVI, Catequese, Espiritualidade Comentários desativados em A Páscoa
Para um cristão, o dia da Páscoa é o dia da Celebração da Ressurreição de Jesus Cristo. Procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou (Mc 16, 6). Jesus está vivo, o túmulo em que ele foi colocado se encontra vazio.
Jesus não é um personagem do passado. Ele está vivo, e como vivente caminha à nossa frente; chama-nos a segui-Lo.[1] |
Nesta mesma homilia Bento XVI diz que Jesus é o Vivente, e que é n’Ele que nós encontramos o caminho da vida, Ele é a Vida. Ainda, segundo ele, a ressurreição foi como que uma explosão de luz, uma explosão do amor que desfez o nó até então indissolúvel entre «morrer e transformar-se». Sua Ressurreição inaugurou uma nova dimensão do ser, da vida, na qual, de modo transformado, se integrou também a matéria, e através da qual surge um mundo novo. Ele disse ainda que a comunhão existencial de Jesus com Deus era uma comunhão existencial com o amor de Deus, e este amor é a verdadeira força contra a morte, é mais forte do que a morte. [2]
Ainda quero falar da Páscoa a partir das seguintes palavras de Jesus: Eu vivo, e vós vivereis (Jo14, 19). A Ressurreição de Jesus é fonte de vida para nós, Ele está vivo e quer que ressurjamos novamente, quer que saiamos do pecado, que assumamos uma vida de amor pelas pessoas que convivem conosco. Cristo ressuscitou para nos dar A Vida, a única vida verdadeira, a Vida que esperamos.
Cristo Ressuscitou, aleluia. Feliz Páscoa!
[1] Cf. BENTO XVI. Homilia do Santo Padre Bento XVI na Vigília Pascal do dia 15 de Abril de 2006.
[2] Cf. Ibid.