A Sexualidade

3 Comments

No artigo sobre “A genitalidade”, vimos que ela é um aspecto da sexualidade humana. Nesse vamos tratar da sexualidade em si, que faz com que o homem e a mulher carreguem características próprias à sua masculinidade ou feminilidade, definidas por glândulas e hormônios.

O organismo da pessoa sempre vai responder, biologicamente, como um organismo masculino ou feminino, mesmo que a pessoa não O que é sexualidade?queira.

Ao olhar para um homem você o identifica como homem por suas características físicas masculinas. Ao olhar uma mulher também é possível caracterizá-la em sua sexualidade feminina pelo todo expresso pelo seu corpo, pelo seu físico. A sexualidade se manifesta na pessoa inteira, com todas as suas características e com sua personalidade.

Ela não é marcada apenas pelo biológico, mas também pelo que a pessoa possui de mais íntimo.1

O que é Sexualidade?

Sexualidade é a pessoa inteira, corpo, mente, espírito, intelecto, sexualidade não é só o físico da pessoa. A palavra sexualidade vem do termo sexo, que em sua origem latina quer dizer “dividido”. A complementariedade acontece no encontro entre o masculino e o feminino.

A sexualidade afeta todos os aspectos da pessoa humana, em sua unidade de corpo e alma. Diz respeito particularmente à afetividade, à capacidade de amar e de procriar e, de uma maneira mais geral, à aptidão a criar vínculos de comunhão com os outros.2

Homem e mulher são semelhantes quanto a dignidade, o que os difere são justamente os aspectos da sexualidade que envolvem a masculinidade e a feminilidade, e isto está diretamente ligado ao processo de assumir a própria identidade masculina ou feminina.

Deus abençoe você.

Notas

[1] Conselho Pontifício para a Família. Sexualidade Humana: Verdade e Significado. n. 3.

[2] Catecismo da Igreja Católica, n. 2332

Seguir @edisoncn

3 Comments (+add yours?)