A verdade sobre o homem

Comentários desativados em A verdade sobre o homem

João Paulo II em sua primeira Encíclica Redemptor Hominis – o Redentor do Homem – dedicou-se a falar sobre a verdade sobre o homem, verdade que nos é revelada em Cristo. Na segunda Encíclica Dives in Misericórdia ele levou-nos a descobrir, em Cristo, o rosto do Pai que é Rico em misericórdia.

Nesse sentido, uma espiritualidade voltada para Cristo nos revela, ao mesmo tempo, a verdade sobre o homem e o rosto de Deus. A verdade sobre o homemCristo revela o rosto do Pai e de sua misericórdia. Lembremo-nos do momento em que o Apóstolo Filipe se dirige a Cristo e diz:

“Senhor mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu-lhe deste modo: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheces…? Quem me vê, vê o Pai” (Jo, 14, 8s).

A verdade sobre o homem está no seguimento e imitação do Cristo, Ele é o nosso modelo. Cristo revela o Pai ao mundo, se o imitarmos também nós revelaremos Deus ao mundo e às pessoas.

Tudo isso se dá numa vida de doação, sabemos que no Antigo Testamento as diversas manifestações de Deus eram seguidas de muitas retribuições para os que o seguiam. Em Cristo e no Novo Testamento é inaugurado um novo modo de relacionamento com Deus. Deus visita o seu povo e se apresenta simples e sofredor.

É sofrendo que Ele nos salva, se o próprio Deus quis nos salvar passando por sofrimentos, nele precisa ter algo de redentor. É em Cristo que está a verdade sobre nós.

Talvez você esteja sofrendo hoje, mas recorde-se que Cristo também sofreu e no sofrimento ele nos revelou Deus. Talvez o seu sofrimento seja uma oportunidade de você reconhecer-se como alguém que não se basta a si mesmo. Nós precisamos de Deus, precisamos do seu amor.

Deus abençoe você.

Seguir @edisoncn

Comments are closed.