As duas Colunas da Igreja
jun 29
Catequese, Espiritualidade Catequese, Espiritualidade Comentários desativados em As duas Colunas da Igreja
A Solenidade de São Pedro e São Paulo
Hoje a Igreja celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo. Nesta ocasião, a liturgia nos apresenta a leitura de At 12, 1-11 como reflexão para a 1ª leitura.
Lá é dito que o rei “Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. E vendo que isso agradava os judeus, mandou também prender a Pedro (v. 1-3)”. Uma realidade se sobressai de maneira magistral neste episódio: “Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele (v. 5)”. A Igreja rezava constantemente por aquele que o Senhor deu a primazia, como podemos ver no Evangelho de hoje – Mt 16, 13-19 – mais especificamente neste trecho: “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus, tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus (v. 18-19)”.
Sobre São Paulo, a 2ª leitura apresenta sua segunda Carta a Timóteo, num trecho em que ele expressa sua tamanha alegria em servir e ter servido sempre ao Senhor em obediência: “Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa (2 T. 4, 6-7)”. Na Carta aos Gálatas, São Paulo expressa com clareza que seu chamado foi por graça e vontade do Senhor: “Irmãos: quanto aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue nem subi, logo a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim (1, 15-17a)”.
É de São Paulo, ainda na Carta aos Gálatas, que nos vem com clareza tanto a missão dele quanto a São Pedro. Ele diz: “viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus. De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca.
Neste dia em que toda a Igreja recorda estes dois Santos Apóstolos, peçamos a Deus a força para anunciarmos Jesus sem medo, pois “ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo (BENTO XVI, Deus caritas est, n. 01)”. Ele nos ajude.