Assimilar-se a Cristo, o sentido da existência

3 Comments

Quando a existência de um cristão adquire sentido? Como isso acontece?

A vida do cristão adquire sentido a partir do Sacramento do Batismo, nele, o cristão é assimilado a Jesus e entra num mistérioAssimilar-se a Cristo, o sentido da existência de rebaixamento humilde e de arrependimento, desce à água com Jesus para subir novamente com ele, renasce da água e do Espírito para tornar-se, no Filho, filho bem-amado do Pai e “viver em uma vida nova” (Rm 6,4).[1] Bento XVI, hoje Papa emérito, falou o seguinte sobre o Batismo em mensagem para a Quaresma do ano 2011:

O Batismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do batizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo. [2]

Nesse sentido, nossa existência se torna totalmente renovada a partir da Pessoa de Cristo. No Batismo nós somos enraizados e edificados em Cristo.[3] Nossa existência como cristão exige uma coerência diante da vida, uma coerência típica de quem tem o modelo do que é um homem pleno, Cristo é o homem pleno. Por esse motivo nós precisamos cada vez mais nos abrir ao pedido feito por João Paulo II no início de seu pontificado, palavras que foram retomadas por Bento XVI no dia da Beatificação do mesmo: escancarai as portas para Cristo,[4] n’Ele nós nos aproximamos do que realmente somos, somente n”Ele.

Deus abençoe você.

Seguir @Edisoncn


[1] Cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 537.
[2] Cf. Mensagem do papa Bento XVI para a Quaresma 2011.
[3] Cf. Mensagem do papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude 2011.
[4] Cf. Homilia de Bento XVI na Beatificação de João Paulo II.

3 Comments (+add yours?)