Decisões acertadas, que o vosso sim seja sim!
maio 25
Formação Formação Comentários desativados em Decisões acertadas, que o vosso sim seja sim!
Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno (Mt 5, 37).
Na carta aos Romanos lemos o seguinte: Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero (7, 19). Uma explicação do livro Psicologia e Formação: Estruturas e Dinamismos, dos padres Alessandro Manenti e Amedeo Cencini nos indica um caminho para a busca de santidade e decisões acertadas a cada dia. A explicação é a seguinte: O homem pode não ser responsável pelas suas fraquezas, mas é responsável pela posição que toma frente a elas; ele é responsável pelo quanto as têm em conta e pelo quanto faz para neutralizar sua influência.
Boa atitude para uma caminhada de espiritualidade madura é seguir uma das indicações que Jesus deu aos discípulos e à multidão no Sermão da montanha, a indicação que interessa à nossa reflexão é a seguinte: Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno (Mt 5, 37). Minha posição diante de uma determinada fraqueza é o que define se vou cedê-la ou não.
A vigilância sobre os próprios atos é ideal para a superação das próprias fraquezas. Também é necessário, segundo a explicação do livro, descobrir os próprios pontos fracos, aceitá-los sem particulares angústias e fatalismos, reconhecer-se como pessoa em contínua formação e necessitada de ajuda, esforçar-se para limitar-lhes os efeitos comportamentais e para que não pesem muito sobre os outros, não pretender resolver tudo radical e apressadamente, mas buscar as devidas precauções, viver a imaturidade como parte do próprio eu e como sinal de um limite que o homem não suporta, mas tende a superar.
Deus abençoe você. EdisonSeguir @edisoncn