Em Cristo falar e fazer são uma e mesma coisa
maio 06
Formação Cantalamessa Comentários desativados em Em Cristo falar e fazer são uma e mesma coisa
Quando Cristo fala acontece, nenhum homem é forte o bastante para exercer domínio sobre os ventos, sobre o tempo. Somente Jesus, pois sendo Deus, não deixa de ser homem, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Sua palavra é tão poderosa que desafia os limites temporais, sua palavra é sempre atual.
Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria.[1] |
Segundo São João da Cruz, doando-nos o Filho, Deus nos disse tudo de uma só vez e não tem mais nada a revelar.[2] Deus não diz coisas novas em relação ao que disse Jesus. A Palavra de Jesus é uma palavra ação, falar e fazer em Cristo são uma e mesma coisa.
Na verdade a palavra de Jesus é expressão do seu ser, sua fala é expressão do que Ele é, Cristo é a Palavra do Pai, no seu Filho Deus disse tudo. No texto que vimos, a ordem de Jesus aos ventos é, de certa forma, manifestação também da sua natureza divina. Tanto que os discípulos diziam: Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?[3]
Seguir @edisoncn
[1] Cf. Marcos 4, 37-39.
[2] SÃO JOÃO DA CRUZ apud CANTALAMESSA, Raniero. O mistério da Palavra de Deus. Tradução de Alda da Anunciação Machado. São Paulo: Editora Canção Nova, 2011, p. 28-29.
[3] Cf. Marcos 4, 41.