Livre arbítrio, liberdade e pecado: a vida é feita de escolhas!
jul 08
Formação Formação Comentários desativados em Livre arbítrio, liberdade e pecado: a vida é feita de escolhas!
Livre arbítrio, liberdade e pecado: a vida é feita de escolhas
O livre arbítrio é a capacidade que Deus nos dá para fazermos escolhas. A liberdade resulta do livre arbítrio usado corretamente, nesse sentido, é livre a pessoa que escolhe Deus antes de qualquer outra pessoa ou coisa. Ser livre é escolher Deus, o Bem Maior. O pecado é fruto da escolha de bens inferiores, é obra do mau uso do livre arbítrio, consequentemente, o pecado gera a perda da liberdade.
Por dentro da realidade da experiência humana de pecado agem fatores que se situam para além do humano, na zona limite onde a consciência, a vontade e a sensibilidade do homem estão em contato com forças obscuras que, segundo São Paulo, agem no mundo a ponto de o senhorearem (cf. Ef 6, 12).
Da narração bíblica relativa à construção da torre de Babel temos um elemento que nos ajuda a compreender o mistério que atua no coração humano. Em tal narrativa os homens tinham a pretensão de reunir-se numa estrutura social em que fossem fortes e poderosos o bastante numa vida sem Deus, talvez não contra Deus, mas sem Deus (Gn 11, 1-9). A exclusão de Deus[1] aparece como esquecimento e indiferença, a relação com Deus é cortada com violência.
O pecado tem um pouco dessa realidade, com o pecado eu excluo Deus num processo de ruptura que se dá na escolha de caminhos diretamente confrontantes com a vontade d’Ele para a minha vida. Se a liberdade é fruto do livre arbítrio usado corretamente, o mesmo utilizado de maneira incorreta só pode gerar escravidão, as situações de pecado escravizam o homem.
Precisamos de esforço pessoal para vencer o mal em nós a cada dia, mas este esforço precisa estar sempre unido à graça de Deus. O homem não é capaz de tirar a si próprio do lamaçal no qual se encontra, ele precisa de Deus. Só escolhendo a Deus seremos capazes de ter nossa liberdade restituída. Na primeira carta de Pedro 5, 8 encontramos a seguinte exortação:
Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.
Paulo também faz uma admoestação aos Efésios que serve para cada um de nós, ele diz o seguinte:
Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios (cf. 5, 15).
Um caminho para a busca de superação do pecado é a escuta atenta do que Deus quer para o homem, descobrimos o que Deus quer para o homem na escuta atenta à Tua Palavra na Sagrada Escritura. O pecado é a não escuta da Palavra de Deus[2], para vencermos o pecado, precisamos antes de tudo procurar momentos para escutarmos a voz de Deus.
Com nossos pecados nós nos afastamos de Deus e, uma vez que somos nós quem nos afastamos, cabe a nós, num caminho de esforço, mas também de dependência da graça de Deus, voltarmos para Ele que é rico em misericórdia. Voltemo-nos para Deus!
Ele cuida de nós! Deus abençoe você e sua decisão
Referências
[1] JOÃO PAULO II. Exortação apostólica pós-sinodal Reconciliatio e Paenitentia, n.14.
[2] BENTO XVI. Exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, n. 26.