Na vocação Deus conquista e nós nos deixamos conquistar
ago 07
Espiritualidade Vocação Comentários desativados em Na vocação Deus conquista e nós nos deixamos conquistar
A melhor maneira de compreender essa conquista é partindo primeiramente do nosso encontro pessoal diário com Deus a partir da oração. É nela que fazemos a profunda experiência da amizade com Deus. Na oração Ele me ouve, só que nela eu também devo aprender a escutar. É uma via dupla: eu falo e Deus ouve, Deus fala e eu escuto. Nesse sentido eu devo saber valorizar os momentos de silêncio na presença de Deus.
A vocação não é uma imposição de Deus como se fosse duas vontades contrastantes, a de Deus e a nossa.Vocação é a maneira que Deus tem de nos amar pessoalmente e o que fazemos é responder com amor ao chamado que Ele nos faz.
Seduziste-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo (Jr 20, 7).[1]
Vocação implica duas atitudes específicas: chamado e resposta. Deus chama, nós respondemos, Ele nos faz o convite e nós aceitamos ou não.
Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4, 19)[2]
Geralmente o chamado que Deus nos faz nos impulsiona a rompermos com nossos egoísmos mais profundos. Escolher dizer sim ao chamado que Deus faz é lançar-se para fora de si e dos próprios projetos pessoais para fazer do projeto de Deus a nosso respeito o nosso projeto pessoal.
Deus não nos obriga, Ele nos convida. Respondamos com nossa disponibilidade e serviço, para que com nossa vida e nossos atos anunciemos que Cristo Jesus é o Salvador e nos ama. Nos ama tanto que nos redime de nossas faltas e nem leva em consideração as nossas falhas e limites.
É no caminhar seguro a cada dia, dizendo sim a Deus, que vou superando o que considero empecilho para que a vontade de Deus a meu respeito seja realizada de maneira plena.
Deus abençoe você.
[1] BÍBLIA Ave Maria.
[2] Ibid.