Nenhuma pessoa pediu para existir, a existência é um dom

4 Comments

Certamente alguma vez você já falou ou ouviu alguém dizer que não pediu para nascer.

O fato é que realmente nós não escolhemos nascer, pensar algo parecido seria absurdo. Mas não é absurdo dizer que Deus nos pensou. Ao criar o Mundo Deus pensou em cada um de nós, e “viu que era muito (Gn 1, 31)”, em Adão e Eva nós fazemos parte do projeto criativo de Deus. Ninguém pediu para existir, mas a existência é um dom

A existência é um dom, um presente, presente a gente não escolhe, presente a gente recebe. Minha responsabilidade sobre ela surge quando vou me conscientizando que na vida existem muitas opções, e dentre elas posso fazer boas escolhas ou não. Quando Deus criou o Homem e a Mulher, eles também foram colocados no Jardim como responsáveis diante das próprias decisões. Desde o princípio Deus quis o homem livre.

Podes comer de todas as árvores do jardim. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque, no dia em que deles comeres, com certeza morrerás (Gn 1, 16-17).

As boas escolhas estão dentro daquela primeira dinâmica: a minha existência é um dom, um dom recebido. Nesse sentido, a liberdade desejada por Deus para cada homem é aquela que é geradora de vida e não de morte, liberdade é escolher Deus, é escolher o que é certo. O “não deves comer” do versículo que vimos não é uma restrição, mas é uma expressão do Deus que quer ajudar o homem a escolher a coisa certa.

A minha existência e as minhas escolhas deverão estar pautadas n’Aquele que deu-me a existência como algo bom. Em Deus a minha existência tem sentido, fora d’Ele ela se torna caótica e perde totalmente seu sentido. Uma existência longe de Deus é fruto da desobediência ao “não deves comer”, o que acarreta para a própria vida, por escolha própria, o que é expresso no final do versículo 17: “no dia em que deles comeres, com certeza morrerás”. Adão e Eva não morreram imediatamente após provar da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas a morte foi um processo contínuo, assim também acontece com quem faz a opção pela desobediência, desobedecer a Deus é optar pela morte eterna. Escolha pela vida, ela é um Dom do Deus que te pensou e te quis desde sempre para a eternidade.

Deus abençoe você

Seguir @edisoncn

4 Comments (+add yours?)