O Espírito nos conduz à Verdade

1 Comment

O Espírito nos conduz à Verdade

Nesta semana em que nos aproximamos da Solenidade de Pentecostes, destaco as palavras do Papa Francisco na Catequese de hoje. Nesta Catequese ele deu especial destaque à Pessoa do Espírito Santo. O Espírito Santo realiza na condução da Igreja e de cada um de nós rumo à Verdade, disse o Papa.

Com relação à Verdade o Papa Francisco levantou as seguintes questões:

Existe verdadeira mente a verdade? O que é a verdade? Podemos conhecê-la? Podemos encontra-la?

Com estas perguntas o Papa Francisco recordou daquela pergunta feita por Pilatos: o que é a verdade? (Jo 18, 37-38). E explica:

Surge a pergunta: existe realmente “a” verdade? O que é “a” verdade? Podemos conhecê-la? Podemos encontrá-la? Aqui me vem à mente a pergunta do procurador romano Pôncio Pilatos quando Jesus revela o sentido profundo de sua missão: “O que é a verdade?” (Jo 18,37.38). Pilatos não consegue entender que “a” Verdade está diante dele, não consegue ver em Jesus a face da verdade, que é o rosto de Deus. E Jesus, de fato, é a Verdade que, na plenitude dos tempos, “se fez carne” (Jo 1,1.14), veio a nós para que nós a conhecêssemos. A verdade não se agarra como uma coisa, a verdade se encontra. Não é uma posse, é um encontro com uma Pessoa.

Ainda diz que é o Espírito Santo, o dom de Cristo ressuscitado, que nos faz reconhecer a verdade. Mas o Papa Francisco ainda levantou a seguinte questão:

Qual é a ação do Espírito Santo em nossas vidas e na vida da Igreja para nos guiar à verdade?

E responde:

Antes de tudo, ele recorda e marca nos corações dos que creem as palavras que Jesus disse e por meio destas palavras, a lei de Deus – como haviam anunciado os profetas do Antigo Testamento – está inscrito em nossos corações e em nós se torna um princípio de avaliação nas escolhas e orientação nas ações do dia a dia, torna-se um princípio de vida.

O Papa Francisco ainda ressaltou a importância de rezarmos todos dias ao Espírito Santo:

Nos perguntemos: estou aberto à ação do Espírito Santo, peço para que ele me traga luz, me faça mais sensível às coisas de Deus? Esta é uma oração que devemos fazer todos os dias: “Espírito Santo faça com que meu coração seja aberto à Palavra de Deus, que meu coração esteja aberto ao bem, que o meu coração esteja aberto à beleza de Deus todos os dias”.

Ele ainda nos recordou a figura de Maria que guardava todas as coisas, meditando-as em seu coração (Lc 2,19.51) e encerrou a catequese com a seguinte exortação:

Não podemos ser cristãos de momento, só em certas ocasiões, em certas circunstâncias, em algumas escolhas. Você não pode ser um cristão assim, devemos ser cristãos em todos os momentos! Totalmente! A verdade de Cristo, que o Espírito Santo nos ensina e nos revela, para sempre e totalmente, interessa para sempre a nossa vida diária.

@edisoncn

One Comment (+add yours?)

  1. Luiz M auro Lino Ribeiro
    maio 18, 2013 @ 09:26:38

    A verdade deve nortear a vida do cristão, não devemos ser cristãos de fim de semana.Ter uma conduta paralela e nos dias de missa ou reuniões religiosas manter nossa fachada espiritual.A verdade é o passaporte para a vida, é a verdadeira liberdade. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.