O Espírito sopra onde quer
maio 19
Espiritualidade Espiritualidade 1 Comment
Nesta Solenidade de Pentecostes quero reforçar nossa reflexão com as palavras do Papa Bento XVI antes da oração do Regina Caeli do dia 21 de Maio de 2007. Com esta reflexão quero chamar a atenção à ênfase do Espírito que sopra onde quer.
Cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade dos discípulos “assíduos e concordes na oração” reunidos “com Maria, a mãe de Jesus” e com os doze Apóstolos (At 1, 14; 2, 1). Segundo Bento XVI, pode-se dizer que a Igreja teve o seu solene início com a descida do Espírito Santo.
Ele ainda ressalta que neste extraordinário acontecimento encontramos as notas fundamentais e qualificadoras da Igreja:
A Igreja é una, como a comunidade de Pentecostes, que estava unida na oração e “concorde”: “tinha um só coração e uma só alma” (Act 4, 32).
A Igreja é santa, não pelos seus méritos, mas porque, animada pelo Espírito Santo, mantém o olhar fixo em Cristo, para se tornar conforme com Ele e com o seu amor.
A Igreja é católica, porque o Evangelho se destina a todos os povos e por isso, já desde o início, o Espírito Santo faz com que ela fale todas as línguas.
A Igreja é apostólica, porque edificada sobre o fundamento dos Apóstolos, conserva fielmente o seu ensinamento através da cadeia ininterrupta da sucessão episcopal.
Ele ainda diz:
A Igreja é, por sua natureza, missionária, e a partir do dia de Pentecostes o Espírito Santo não cessa de a estimular pelos caminhos do mundo, até aos extremos confins da terra e até ao fim dos tempos. Esta realidade que podemos verificar em todas as épocas já está antecipada no Livro dos Atos, onde se descreve a passagem do Evangelho dos Hebreus para os pagãos, de Jerusalém para Roma. Roma indica o mundo dos pagãos, e assim todos os povos que estão fora do antigo povo de Deus. De fato, os Atos concluem-se com a chegada do Evangelho a Roma. Então podemos dizer que Roma é o nome concreto da catolicidade e da missionariedade, expressa a fidelidade às origens, à Igreja de todos os tempos, a uma Igreja que fala todas as línguas e vai ao encontro de todas as culturas.
É nesse sentido que podemos dizer que o Espírito Sopra onde quer, o Espírito é Criativo e nos faz criativos.
Vem Espírito Santo!