O que é a Ascensão?

Comentários desativados em O que é a Ascensão?

A Ascensão foi o evento acontecido quarenta dias após a Ressurreição de Jesus. Sobre este fato o Prefácio da Oração Eucarística da Ascensão diz o seguinte:O que é a Ascensão?

“Vencendo o pecado e a morte,
Vosso Filho Jesus, Rei da Glória,
Subiu (hoje) ante os anjos maravilhados ao mais alto dos céus.
E tornou-se o mediador entre vós,
Deus, nosso Pai, e a humanidade redimida,
Juiz do mundo e Senhor do universo.
Ele, nossa cabeça e princípio, subiu aos céus,
Não para afastar-se de nossa humanidade
,
Mas para dar-nos a certeza de que
Nos conduzirá à glória da imortalidade.”

O episódio da Ascensão do Senhor Ressuscitado é narrado por São Lucas em Atos dos Apóstolos 1, 6-8.  Nesta, o Senhor Ressuscitado diz o seguinte aos que ali estavam reunidos:

…recebereis  o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At 1, 8).

São Lucas nos relata que após estas palavras Jesus foi elevado. Segundo ele, à vista deles uma nuvem o retirou aos seus olhos (At 1, 9). Eles ficaram parados e olhando para o céu enquanto Jesus subia, então, dois homens vestidos de branco apareceram e lhes disseram:

Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como vistes partir para o céu (As 1, 11).

Após estes fatos os apóstolos deixaram o monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém. Lá, numa sala onde costumavam ficar, no andar de cima, perseveravam na oração em comum, Maria também estava presente junto a eles. Sobre os fatos pós-ascensão o hoje Para emérito Bento XVI afirmou o seguinte:

Nos dias após a Ascensão do Senhor, até ao domingo do Pentecostes, os discípulos estavam reunidos no Cenáculo com Maria para rezar. Sabiam que eles mesmos não podiam criar, organizar a Igreja: a Igreja deve nascer e ser organizada pela iniciativa divina, não é uma criatura nossa, mas é dom de Deus. E somente assim ela cria também unidade, uma unidade que deve crescer. A Igreja de todos os tempos em particular, nestes nove[2] dias entre a Ascensão e o Pentecostes une-se espiritualmente no Cenáculo com os Apóstolos e com Maria para implorar incessantemente a efusão do Espírito Santo. Impelida pelo seu vento impetuoso, ela poderá ser capaz de anunciar o Evangelho até aos extremos confins da terra.[3]

Deus abençoe você.

@edisoncn


[1] Cf. Prefácio da ASCENSÃO DO SENHOR I. Missal Romano.

[2] Cf. Bento XVI diz de nove dias porque a Ascensão é celebrada numa Quinta Feira, o que cumpre os quarenta dias de aparição do Ressuscitado relatados por São Lucas (At 1, 3). Aqui no Brasil a Solenidade da Ascensão do Senhor é sempre transferida para o Domingo seguinte.

[3] BENTO XVI. Audiência Geral do dia 07 de maio de 2008.

Comments are closed.