O que é Ética?

Comentários desativados em O que é Ética?

A ética é a maneira utilizada pelo homem para se organizar em sociedade a partir de valores e leis tendo em vista um fim.O que é Ética?

Ética é uma palavra derivada de ἦθος/ethos, cuja tradução em grego pode ser “costume”. Ética é a parte da Filosofia que se dedica a conhecer o fim ou finalidade (τέλος/telos) da pessoa humana. A finalidade da pessoa humana, no sentido grego aristotélico, é a felicidade (ευδαιμονία/eudaimonia), neste sentido, ser feliz é cumprir bem sua finalidade própria neste mundo, mundo este que é em si ordenado, ou seja, trás uma lei natural em si. O meio para se alcançar a finalidade da ética, a felicidade, é a virtude (ἀρετή/aretê). O afastamento destes meios são os vícios, nesse sentido, os vícios são atos que nos afastam da liberdade, uma pessoa livre é aquela que escolhe o Bem, sendo assim, o que nos afasta da liberdade (escolha do Bem), nos afasta da felicidade.

Existe uma diferença entre Ética e Moral?

Em Teologia, a Ética é pode ser vista como análoga à Moral. Neste campo podemos entender duas conceituações básicas: Moral Deontológica e Moral Teleológica. A Moral Deontológica se detém de alguma maneira nas regras e obrigações[1], a Moral Teleológica analisa a finalidade, o τέλος/telos.

Qual a importância da Moral Teleológica?

É importante primeiramente porque a ordem do ser é teleológica. Esta é a noção presente no pensamento de Santo Tomás de Aquino, que teve como base a noção aristotélica. Nesta forma de pensar, o que leva a pessoa à realização é viver de acordo com a finalidade para a qual existe, finalidade esta inscrita em sua natureza, em seu ser. Mas, em último grau o que realiza a pessoa humana é a liberdade. Liberdade como predominante escolha pelo bem. O Ser é Bom, é Belo e é Verdadeiro, obedecer essa ordem em nosso ser é escolher o Bem, é ser livre, é ter plenitude e felicidade. Sobre esta questão o Papa João Paulo II fez importante contribuição no tocante à pergunta pelo Bem e à lei natural afirmando o seguinte:

Só Deus pode responder à pergunta sobre o bem, porque Ele é o Bem. Mas Deus respondeu já a esta pergunta: fê-lo, criando o homem e ordenando-o com sabedoria e amor ao seu fim, mediante a lei inscrita no seu coração (cf. Rm 2, 15), a «lei natural».[2]

Chegamos assim à compreensão de que fomos criados por Deus com uma finalidade querida por Ele, obedecer essa finalidade é contribuir para a própria felicidade.

Deus abençoe você!

@edisoncn

Notas


[1] Cf. PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. Bíblia e Moral: raízes bíblicas do agir cristão, n. 30.

[2] Cf. JOÃO PAULO II. Veritatis Splendor, n. 12.

Comments are closed.