O que é o Domingo de Ramos?

Comentários desativados em O que é o Domingo de Ramos?

Para responder a esta pergunta vou utilizar o livro Jesus de Nazaré – Da entrada em Jerusalém até a Ressurreição do hoje Papa Emérito Bento XVI. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Maior para o Católico, a Semana Santa.O que é o Domingo de Ramos?

A liturgia celebra a subida de Jesus para Jerusalém. Segundo Bento XVI, trata-se de uma subida em sentido geográfico mesmo, uma vez que o mar da Galileia situa-se cerca de 200 metros abaixo do nível do mar, enquanto Jerusalém está cerca de 760 metros acima do referido nível. Mas, segundo ele, esta subida também deve ser entendida como a subida interior que se desenrola no nosso caminho exterior.

A subida de Jesus para Jerusalém tem como meta a oferta de Si mesmo na cruz. É a subida para o “amor até o fim (Jo 13, 1)”. A finalidade de sua subida é o seu grande amor pelos seus. Ele entra em Jerusalém montado num jumentinho, gesto que faz com que se cumpra Zacarias 9, 9 citado em João 12, 15: “Não temas filha de Sião! Eis que o teu rei vem montado num jumentinho!”. Com esse gesto, Jesus quer que seu caminho seja compreendido com base nas promessas do Antigo Testamento, que nele se tornam realidade. O seu caminho tem como base a Palavra de Deus e a obediência à ordem do Pai.

No momento em que Jesus entrava em Jerusalém seus discípulos estendiam suas capas na estrada onde ele passava, os peregrinos que vieram juntos com Jesus cortavam ramos das árvores e aclamavam Jesus com as palavras do Salmo 118: “Hosana! Bendito o que vem e nome do Senhor”. O “Hosana” no tempo de Jesus tinha um significado messiânico, Ele era saudado como o esperado e o anunciado por todas as promessas. Essas cenas acontecem na entrada da cidade, os que o aclamavam não eram os habitantes de Jerusalém, mas os que o acompanhavam. A multidão que pedirá a crucifixão de Jesus não é a mesma que o havia aclamado na entrada da cidade. Seguir a Cristo é renunciar a si mesmo para viver segundo a vontade de Deus, ainda que não a compreendamos.

Deus abençoe você.

Seguir @edisoncn

Comments are closed.