São José, homem trabalhador
maio 01
Espiritualidade Espiritualidade, Gaudium et Spes 1 Comment
São José, homem trabalhador
Neste dia 1º de maio a Igreja volta-se para a figura de São José Operário. De fato, a ação de São José, pai adotivo de Jesus, para transformar o mundo com seu trabalho baseava-se antes de tudo em sua obediência e docilidade a Deus, por esse motivo, ele é colocado pela Igreja como modelo para os cristãos de todos os tempos. São José transformava o mundo com seu trabalho porque se entendia transformado por Deus em sua docilidade e simplicidade na acolhida dos projetos de Deus para sua própria vida.
A Constituição Pastoral Gaudim et Spes[1] do Concílio Vaticano II, ao falar sobre a atividade humana no mundo, ou seja, o trabalho, destaca que o homem, por seu trabalho e inteligência, procurou sempre mais desenvolver a sua vida. Diz ainda que o homem, hoje em dia, ajudado pela ciência e pela técnica estendeu continuamente o seu domínio sobre quase toda a natureza, graças aos meios de intercâmbio de toda espécie entre as nações.
A Gaudium et Spes ainda destaca as seguintes questões:
Qual é o sentido e o valor desta atividade? Como todas as coisas devem ser usadas? Qual a finalidade desses esforços, sejam eles individuais ou coletivos?
|
Diante destas questões, destaca que a Igreja, guardiã do depósito da Palavra de Deus, que é a fonte dos seus princípios de ordem religiosa e moral, embora ainda não tenha uma resposta imediata para todos os problemas, deseja, no entanto, unir a luz da Revelação[2] à competência de todos, para iluminar o caminho no qual a humanidade entrou recentemente. Segundo a Gaudium et Spes os homens e as mulheres, ao procurarem sustento para si e suas famílias, exercem suas atividades de maneira a bem servir à sociedade. Sendo assim, o trabalho de cada um pode ser visto como um prolongamento da obra do Criado, um serviço a seus irmãos e uma contribuição pessoal para a realização do plano de Deus na história.
Quando age, o homem não transforma apenas as coisas e a sociedade, mas realiza-se a si mesmo. Aprende muitas coisas, desenvolve as próprias faculdades, sai de si e eleva-se sobre si mesmo. Este desenvolvimento, bem compreendido, vale mais do que os bens externos que se possam conseguir. O homem vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem[3]. |
Seguir @edisoncn
[1] Gaudim et Spes, n. 33-35.
[2] Etimologicamente a palavra revelação indica “ação de tirar o véu”. Trata-se do comunicar-se de Deus aos homens ou, em outras palavras, o termo revelação expressa o desejo de Deus de se comunicar aos homens. Tal Revelação se dá desde o mistério da criação até a paixão morte, ressurreição e o dom do Espírito Santo. Confira no artigo “Revelação, o mostrar-se de Deus aos homens”.
[3] Gaudium et Spes, n. 35.
maio 02, 2013 @ 10:57:49
Deus Pai obrigada pelas bençãos em minha vida,continue assim Senhor, fazendo a tua vontade na minha vida sempre!
Senhor começo uma nova etapa de vida hoje, me guie, me abençoe, me proteja de todo mau, toda inveja e me liberta de tudo que me afasta de ti Senhor.
PAI EU CONFIO EM VÓS.
AMÉM!