Três formas de conhecer Jesus segundo o Papa Francisco
maio 16
Teologia Teologia Comentários desativados em Três formas de conhecer Jesus segundo o Papa Francisco
Na Missa do dia 16 de maio na Casa Santa Marta o Papa Francisco explicou o que é preciso para conhecer Jesus verdadeiramente. Disse que para tal não bastam o estudo nem as ideias, mas é preciso rezar com o coração, celebrar Jesus e imitá-Lo.
Comentando a afirmação de Jesus – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – observou que o conhecimento de Jesus é o trabalho mais importante da vida, mas o estudo do catecismo, embora necessário, não é o suficiente para que isso aconteça.
As ideias por si só não dão vida e quem percorre o caminho somente das ideais acaba num labirinto e não sai mais!
É por isso que, desde o início da Igreja, existem as heresias. As heresias são isto: tentar entender quem é Jesus somente com a nossa mente e a nossa luz. Um grande escritor inglês dizia que a heresia é uma ideia que enlouqueceu. É assim. Quando as ideais estão sós, enlouquecem… Este não é o caminho!
Ele indicou três portas para se conhecer Jesus: a oração, pois o estudo sem a oração não serve. “Os grandes teólogos fazem teologia de joelhos. E com o estudo, com a oração, nos aproximamos um pouco…. Mas sem oração jamais conheceremos Jesus. Jamais!” O segundo caminho é celebrar Jesus com alegria, em seus sacramentos que dão vida, força, alimento, conforto. “Sem a celebração dos Sacramentos, não conseguiremos conhecer Jesus. Isso é próprio da Igreja: a celebração”. A terceira e última porta indicada para se conhecer Jesus é imitá-Lo. Trata-se de pegar o Evangelho e tentar fazer a mesma coisa que Jesus fez, o que Ele disse e ensinou.
Disse que entrar por estas três portas significa entrar no mistério de Jesus e só assim é possível conhecê-Lo.
Podemos hoje, durante o dia, pensar em como anda a porta da oração na minha vida: mas a oração do coração, não a do papagaio! Como anda a celebração cristã na minha vida? E a imitação de Jesus? Como imitá-Lo?
Para quem não se lembra disso porque o Evangelho está “todo empoeirado e nunca é aberto”, o Papa aconselhou a abri-lo, pois lá encontrará como imitar Jesus. “Pensar como estão essas três portas na nossa vida fará bem a todos”.