O PASSAPORTE DO REINO DO CÉU Mt 7,21-27
Postado por:
junho 1st, 2008Jesus encerra o discurso da montanha apresentando aos discípulos o ticket de viagem para o Céu: Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. O Segredo consiste em ouvir a Sua Palavra e pô-la em prática. Não basta dizer Senhor, Senhor! É preciso praticar. Não adianta até fazer milagre em seu nome e falar dele, se não puser em prática a Palavra.
O que vale é fazer a vontade de Deus. E fazer essa vontade é ouvir a Palavra e por em prática. Isso é construir sobre a rocha. Se não vivermos as obras de misericórdia, não entraremos no Reino do Céu. Mesmo se fizermos milagres, profecias e expulsarmos o demônio, e não praticamos, não entraremos no Reino dos Céus. Do contrário, como faz o tonto, que ouve a palavra e não prática, verá sua casa e sua vida destruídas.
No reino haverá sempre pessoas indignas, a mistura do joio com o trigo do capítulo 13 de Mateus. Nem todos terão a veste limpa que era exigida nas bodas, que significa que a bondade deve ser a marca dos convivas novos, como também é a marca de Deus. Pois essa bondade divina nos atinge não só como um exemplo a imitar, mas também como um mandato a cumprir. Por isso: sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso.
Quero dizer-te que ouvir a Palavra e não praticar é construir sobre a areia. E fazendo assim estarás garantindo a tua própria ruína total. Nada adiantará o que falamos se não o vivermos. Será semelhando ao bronze que tine.
A grande solução está em incutir a palavra em nosso coração, cumprindo os preceitos. Para servir a Deus é preciso ser louco, mas não bobo. Não basta ter Deus na ponta da língua, mas sim, no centro do coração. A Bíblia diz: “Colocai estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma” (Dt 11,18) .
Que sentido terá a veste nupcial para nós?Talvez a melhor explicação sobre a veste nupcial seja a dada por Paulo em 1 Cor 6, 9 sobre os herdeiros do reino, aqueles que entraram, mas não podem permanecer no mesmo: Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os pederastas, nem os ladrões, nem os gananciosos, nem os beberrões, nem os caluniadores, nem os rapaces herdarão o reino de Deus.
E tu já preparaste o teu passaporte? O meu tem 14 folhas 7 dum lado e 7 do outro. Queres saber como se chama cada uma? a) Obras de Misericórdia corporais: 1-Dar de comer a quem tem fome; 2-Dar de beber a quem tem sede; 3-vestir os nus; 4-visitar os doentes; 5-visitar os presos; 6-acolher os peregrinos; 7-enterrar os mortos. b)Obras de Misericórdia Espirituais 1-dar bom conselho; 2-corrigir os que erram; 3-ensinar os ignorantes; 4-suportar com paciência as fraquezas do próximo; 5-consolar os aflitos; 6-perdoar os que nos ofenderam; 7-rezar pelos vivos e pelos mortos.
Este é o meu Passaporte, Oxalá seja o teu também. Pois dele depende o nosso futuro com Deus. Alías, diz-nos Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
11 Responses to “O PASSAPORTE DO REINO DO CÉU Mt 7,21-27”
FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESSA HOMILÍA
Bom dia Padre BANTU,DEUS o abençõe eu gostaria apartir de hoje fazer uma análize do meu interior e do meu comportamento e ouvir e sentir qual é o meu passaporte. muito obrigado JESUS que tem PADRE que nas homilia faz nos acordar.que DEUS o abençõe hoje e sempre.
Bom Dia Pe. Bantu,à sua benção .Hoje, domingo, DIA do SENHOR e sua tão maravilhosa homilia,eu me emociono , não posso deixar de aqui estar ,Sinto suas palavras muito fortes e sendo leiga ,mas cristã ,penso que JESUS conhece à cada um intimamente,È O AMIGO mais certo nas horas incertas,ESTÁ sempre presente quando estamos sozinhos,ENCHUGA nosso pranto quando choramos,ELE é a verdade,o caminho ,e vida!!!LOUVADO SEJA,Ò SENHOR !!!(pe. é uma musica!!! linda!!!)PAZ À TODOS.
Sua benção Pe. Bantu. Hoje foi o 1º dia que acessei este site, sendo uma cristã que de certa forma, tenho conhecimento da palavra, hj Jesus falou muito forte no meu coração lendo sua homilia. Estou analizando melhor o meu passaporte. Que Deus te abençoe e continue te iluminando a transmitir sempre Tua palavra desta maneira simples e objetiva, que nos proporciona um aprofundamento melhor de nossa missão. A Paz de Jesus e o Amor de Maria a todos!
Boa tarde Pe.Bantu!
Li a sua homilia ,Dia do Sagrado Coração de Jesus e achei linda.Bem haja Padre pela sua palavra que enche o coração neste mundo dificil para nós todos,mas aonde a esperança Daquele que nos salvou continua viva nos nossos coraçoes.
Hoje Padre recebi uma noticia triste,uma amiga muito nova, de seu nome Carla,angolana,mãe de três filhos pequeninos sofre com um cancro muito severo!Rezo por ela e peço Padre humildemente a si a sua oração intercessora a Jesus e á Sua Mesericordoa Infinita pela sua cura e salvação!LOUVADO SEJA DEUS NOSSO PAI!
Binhos,e BEM HAJA
Sonia Machado
Pe. Bantu!!!MUSICA: NOSSA SENHORA ,chegando aos lares e JESUS . A Paz à todos nós e o grande AMOR “DELE”!!! abç. fr. !!!
A sua Benção Padre Bantu, pela primeira vez que abri esta pagina, e realmente foi iluminação Divina, sou membro atuante na capela no bairro onde moro, e especialmente daqui á alguns minutos irei á igreja e eu serei a ministra da palavra, e tudo que li agora , veio de encontro ao estudo que fiz,contarei aos meus irmãos que algumas palavras/mensagem é do senhor. Fica com Deus, que Nosso Senhor o ilumine sempre em sua caminhada. A sua Benção.
Juquiá – SP
A paz de Jesus, padre!
Muito bonita esta homilia Padre Bantu!
Me sinto muito recompensada com suas explicações tão claras. Devemos ficar sempre alertas, pois as 14 folhas que o senhor nos apresenta como passaporte para o céu, é mesmo de mexer com o nosso comodismo, tanto nas obras de misericórdia corporais
,como nas espirituais.
Um grande abraço, padre, fica com Deus.
Padre Bantu,
Boa noite, a sua homilia foi muito forte e direta, sou cristão(Católico), e as vezes observo algumas ações, que me vem a pensar: Como pessoas envolvidas em projetos e ações da Igreja, podem ser tão “hipócritas”? Na minha caminhada, participo de um movimento da minha comunidade, e as vezes vejo pessoas, que são bons palestrantes, com o poder convicente da palavra, que chega a emocionar os participes; mas na pratica alguns destes não vivem efetivamente a palavra, nas reuniões, nos eventos, na missa, vem e te cumprimentam, em outro lugar, fazem de conta que nunca te viu, sendo até indiferente. As vezes vejo a minha esposa, a se queixar de alguns destes constrangimentos, chegando a desanima-la; Eu busco anima-la informando que a nossa Igreja, não é composta tão somente com estas pessoas, que se “eles não são o exemplo, podem ser o instrumento”; como também que nosso Deus, nos põe estas pessoas “hipócritas” em nosso caminho para testa a nossa fé. Não sei se fui incoerente, mas meu relato não foi construído com vista a desmotivação, mais sim alertar que o “Joio” relatado nas escrituras, não esta fora do nosso meio, e as vezes se comportando como aqueles fariseus, buscando exaltação pessoal, destaque, não vivendo a verdade (Jesus). A estes conhecedores e não praticantes, não sabem o quão é tão maravilhoso viver ao lado de Jesus, e que se nos revestimos da armadura de Deus, principalmente com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus, pois viver só é difícil, mas com Cristo… a coisa é muito diferente, as dificuldades vêm mas sabemos que só nunca estaremos, em pleno os desertos dos problemas, um Anjo do Senhor vem o nos acolhe. Obrigado Padre, por ter sido a ponte que nos une a Deus.
Cada vez que me aproximo Deus, através de sua palavra, mais percebo o quanto estou distante Dele, e quanto ainda tenho que trabalhar para me aproximar mais. Ainda bem que Ele é Amor, Justiça e misericórdia.
Carissimo Padre Bantu!
É com muita alegria que leio as suas reflexões teologicas na dimensão homiletica que sempre trazem consigo novidades a valer. Quero agradecer a Deus que é a razão da nossa existência pelo dom da vida que concedeu ao meu querido Padre. Deus abençõe o seu ministério sacerdotal. Um abraço.
Boa noite pe Bantu por favor ore por e por meu filho Vugo Vinicius do vicio da bebida e do odio ciume e inveja contra o irmao Julio Cesar e a mim sua mae