Espírito Santo, nosso Advogado e Protetor

Postado por:

maio 6th, 2013

“Porque quando vier o Defensor, que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (Jo 15,26).

Defensor é aquele que nos defende, mas a melhor palavra para defini-lo é “advogado”, ou seja, aquele que defende a nossa causa até quando estamos errados.

Quando alguém pratica um crime, quem pode defendê-lo é o advogado. Não estou fazendo uma apologia ao crime, mas, muitas vezes, as pessoas não sabem se defender de seus próprios erros, e o advogado faz esse papel.

Desculpe-me, mas nós não precisamos do advogado do mundo. O advogado, ao qual estou me referindo, é o Paráclito. O defensor que procede do Pai e do Filho é o Espírito da verdade que Deus promete àqueles que são fiéis à Sua palavra.

Você, que não sabe se defender, está sofrido e oprimido, acusado disso ou daquilo, porque não compreendem a sua vida, a sua história, seus sofrimentos, não perca tempo querendo se justificar, não perca tempo querendo dar razões para as pessoas. Nós temos Aquele que nos justifica, é o Espírito que vem em nosso socorro e torna-se o nosso Advogado e Protetor.

Não se faça de vítima; pelo contrário, entregue sua vida à ação poderosa do Espírito. Ele vem até mim e você, e age dentro de nós, dando-nos a paz de Espírito que sempre precisamos para as necessidades desse mundo.

Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova




29 Responses to “Espírito Santo, nosso Advogado e Protetor”

  1. comentário de: Sarah Says:

    Então para que serve a profissão do advogado? Para nada?.. E a dos médicos? A mesma coisa? Sim, porque Jesus é o médico dos médicos. Mas então, se estamos doentes não precisamos procurar um médico? Se estamos em uma enrascada, não precisamos procurar um advogado?… Padre, cuidado como o senhor diz, poxa, acaba causando confusão.. explique neste tópico ou em outro, se possível.

  2. comentário de: jose augusto Says:

    muito bem padre! e deste advogado e que realmante nos presiçamos

  3. comentário de: Alexandre Bueno Says:

    “Não se faça de vítima; pelo contrário, entregue sua vida à ação poderosa do Espírito”! Deus seja louvado por esta certeza. Não preciso arrumar desculpas, preciso me arrepender, confessar e confiar nos argumentos de meu advogado: Sua morte de Cruz! Vem Espírito Santo e faça sua obra!

  4. comentário de: Márcia de Alcântara Says:

    Perfeita, sou bacharelanda em direito e sei o quanto é dificil está profissão, pois de um lado tem alguem que diz que advogado defende bandido, porém não é visto o lado dos que fazem o bem. E quem somos nós para julgar o que se passa no coração de alguem. Portanto devemos sempre pedir a intercessão do Espirito Santo.

  5. comentário de: Leticia de Almeida barboza da Exaltação Says:

    Bom dia!Louvado seja Deus,que vem me consolar e me fortalecer para eu continuar no caminho dos seus ensinamentos e na missão que meu pai bondoso e amoroso me confiou.Como està no salmo 89,14;Cumulai-vos desde a manha com as vossas misericòrdias,para exultarmos alegres em toda a nossa vida.

  6. comentário de: Kamila Says:

    Bom dia…essa palavra me conforta, tenho um advogado que me defende dia e noite, das pessoas, das coisas, e principalmente de mim mesma, meus medos, meus traumas, minhas inconstancias!

  7. comentário de: Aécio Says:

    Pe. Roger.

    Costumo dizer a meus clientes: “Se você não sabe o que dizer, melhor é não dizer…”. O Senhor perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, que infelicidade é essa, de logo pela manhã já se ter cinco comentários sobre seus escritos, para os quais peço vênia, para solicitar sejam riscados dos autos.

  8. comentário de: Maria Elvira Says:

    ” Não se faça de vítima; pelo contrário, entregue sua vida à ação poderosa do Espírito. Ele vem até mim e você, e age dentro de nós, dando-nos a paz de Espírito que sempre precisamos para as necessidades desse mundo.” -São palavras iluminadas Padre, agradeço de todo o coração, que o senhor continue lhe inspirando.

  9. comentário de: Giselle Says:

    Texto claro e esclarecedor, afinal Jesus nos basta mas, nos deixou na terra a inteligencia humana para nos auxiliar na caminhada! É muito bom saber que temos um defensor que é acima de tudo JUSTO e FIEL. Padre que Deus abençoe sua missão e lhe cubra de fidelidade e perseverança!

  10. comentário de: Maria Luiza Says:

    Neate evangelho escrito:”E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada.” A igreja esta fundamentada nas palavras de Jesus desde o principio e Jesus cumpre Sua palavra hoje, para que, nao precisamos de ouvir que a Igreja Catolica precisa de mudanças, que o mundo mudou. e a respeito do médico, advogdo ou qualquer outra profissao se formos FIEIS aos ensinamentos de Jesus nossa condulta ou ate a saúde nao precisará de tantos cuidados.

  11. comentário de: Ana Cristina Says:

    “Não se faça de vítima; pelo contrário, entregue sua vida à ação poderosa do Espírito. Ele vem até mim e você, e age dentro de nós, dando-nos a paz de Espírito que sempre precisamos para as necessidades desse mundo.”
    Simples assim! Perfeito!

  12. comentário de: Valdir Says:

    Sarah… Vc não entendeu a parábola não é? Abra melhor seu coração e, com mais atenção, tente entender o significado da palavra “advogado”, que ainda por cima está entre aspas! No caso acima o nosso advogado perante Deus é o Espírito Santo e, o fato do Padre dizer que não precissamos do advogado do mundo, significa que devemos confiar na Justiça de Deus (que é perfeita) e não na “justiça” dos homens!

  13. comentário de: Angela Cristina Grandi Fonseca Says:

    Quem confia em Deus não precisa temer nada, nenhuma condenação que o mundo faz, precisa apenas se entregar na certeza que o Espírito Santo, nosso advogado estará cuidando de nós, não com a paz que o mundo dá, a paz de Jesus é diferente, nela se encontra a plenitude da felicidade. Bom dia a todos os irmãos em Cristo. Sarah as profissões são necessárias sim, com certeza porque Deus age também através dela, mas nosso olhar deve estar sempre além desse mundo ” a eternidade”, onde não ha dor, nem lágrimas, só alegria e paz na presença de Deus.

  14. comentário de: W.R e ED Says:

    Nossa irmã SARAH, bom dia.
    Referente ao seu comentario,não sei quantas vezes buscou a ler esta homilia, e nem mesmo o quanto a leu em oração!O padre aqui não desmereceu em hora nenhuma a profissão de advogado, vemos ate nos dois primeiros paragrafos um elogio e coragem a respeito desta profissão.No segundo paragrafo ele diz àquilo que é ate uma verdade e que as vezes nos doi (de doer), o advogado de defesa (profissão) defende ate mesmo quando a causa é de uma pessoa que esta errado, ou seja, o que dizer de um advogado que defende as causas de Fernando beira mar,àquele ´´poderoso´´traficante?ao meu ver, rezar por ele, pois é sua profissão à que ele escolheu, se é certo?quem jugará?não eu,mais diante da sam conciência e verdade da palavra de Deus, acredito que não o defenderia se advogado eu fosse, como filho de Deus, rezaria e rezo pelo traficante para que fique em um lugar bem só, refletindo, e ai sim sobre a luz do grandioso Advogado,que é este que o padre se refere quando fala,pois este sem nos dar fardo de remorso ou ressentimento, nos faz entrar no tribunal interno que é o nosso coração e faz com que nós o (Réu) e ele Juiz e advogado reflita integralmente sobre nossas atitudes.Não é por acaso ele que nos convence da própia fé,conversção?e rezaria também pelo o Advogado.Um advogado de defesa pode ate nos absolver de um erro,porem ele poderá estar dando ate brechas para que o erro dáquele vem aumentar,caso ele venha a ser absolvido, mais espiritualmente dizendo e aqui comentado, somente o Espirito Santo pode nos absolver de uma grande pena irrevogavel, a da morte eterna que mesmo que ja vencida, podemos nós, nos condenar. Deus te ilimune!

  15. comentário de: Marcelo Moutinho Says:

    Caríssima Sarah, assim como eu não saberia a linguagem, nem as regras, nem a forma como me defender num tribunal humano, porque não sou advogado, também no tribunal de nossas consciências e diante do nosso acusador, não teríamos argumentos e terminaríamos sempre condenados se não fosse a graça do Espírito que nos recorda o preço alto que foi já foi pago por nós. Concordo que, dizer que não precisamos de advogado da terra, não foi uma interpretação feliz. Contudo, no todo, a mensagem fez chegar a mim, o que o que te escrevi aqui.
    Paz. Excelente dia pra você.

  16. comentário de: terezinha braga Says:

    deus pode nos perdoar se tivermos arrependidos porque ,todo pecado tem perdão ,mas temos q nos arrepender .um advogado q vai defender um criminoso dizendo q ele é inocente está fora de ética !

  17. comentário de: Ivson Carlos de Jesus Felipe .'. Says:

    Que o Espírito Santo, nos advogue juntsmente com DEUS PI e FILHO, purificando nosso dia a dia.

  18. comentário de: Luiz Otávio Kettelut Says:

    Obrigado Pe. Roger sobre sua explanação sobre a quem eu deva entregar-me de coração em defesa e apoio a minha verdade interior.

  19. comentário de: Maria Elza Says:

    Sarah, não se ofenda! Os advogados, os médico, como pessoas de qualquer outra profissão, são instrumentos de Deus. Para agirmos corretamente, precisamos do Advogado, o Paráclito, o Espírito Santo de Deus que esclarece tudo. Deus te abençoe!

  20. comentário de: Izabel Says:

    Obrigada pelas explicações, era exatamente o que eu estava precisando ouvir.
    Que Deus continue te iluminando e te abençoando.

  21. comentário de: vanzinho Says:

    Agradeço a Deus por essa palavra, consigo coopreeder no meu coraçao o quanto Deus me ama, por me enteder e jugar conforme ele conheçe de mim e nao pelo que sabem ao meu respeito.obrigado Senhor pelo seu advogado. Espirito Santo venha em meu auxilio

  22. comentário de: Marluce Castro Says:

    Belíssimas palavras! Eu precisava ouvir, exatamente isso. Que Deus o abençoe muuuito!

  23. comentário de: JOAO LESSA Says:

    PADRE PARABENS ,VEM JESUS DEFENDEI ME NESTE MUNDO INJUSTO AMEM

  24. comentário de: Pythágoras Soares Lopes Says:

    Vamos pedir a Jesus para que a nossa igreja esteja sempre aberta a ação do ESPIRITO SANTO e se deixe sempre conduzir por ELE. A sua benção Pe. Roger. Paz e bem.

  25. comentário de: Wilson Says:

    Sarah não se fixe na letra, deixe-se iluminar pelo Espirito Santo e certamente vai entender o que o Pe Roger quis dizer. Boa semana.

  26. comentário de: Regina Says:

    Obrigado Pe. Roger por sua Homilia esclarecedora. Graças a Deus temos um defensor para nos defender e conduzir nos momentos difíceis da nossa vida. Vinde Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão de MARIA, nossa mãe e mestra.

  27. comentário de: Carlos Adema da Rocha Says:

    A homilia e fruto da inspiração divina (do Espirito Santo). Deus disse: “os meus pensamentos nao são os seus pensamentos”. Querida Sarah, nao se deixe levar pelos conceitos humanos, mas pelos conceitos divinos, do Espirito Santo de Deus. Amem?

  28. comentário de: CATIANA Says:

    PARABENS ENTENDI QUE O ADVOGADO É DEUS AQUELE QUE DEFENDE A TODOS DEUS O ABENÇOI SEMPRE

  29. comentário de: Aparecida Ramos Says:

    Paz e Bem, Pe. Roger. Seu texto é bom, mas concordo com a Sarah, no primeiro comentário. O que o senhor escreveu dá a entender que não precisamos de advogado, o que não procede. Entendi o que o senhor quis dizer, subjetivamente, mas pelo fato de ser padre, tudo que o senhor escreve é levado “ao pé da letra” pelas pessoas, por isso, é importante selecionar bem as palavras e os termos utilizados, para que não causem dupla interpretação e não caiamos num fundamentalismo que possa confundir as pessoas. Jesus e Nossa Senhora abençoem a sua vida!

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESSA HOMILÍA