São Tiago :

Nos vestígios que encontrámos sobre o Apóstolo Tiago na Bíblia podemos dizer que ele nasceu em Betsaida, Galileia. Era irmão do apóstolo João, era pescador no Mar da Galileia, onde trabalhava com André e Simão Pedro.
(Mateus 4, 21-22 e Lucas 5, 10).
Tiago, Pedro e João seriam, de resto, os primeiros a abandonarem tudo para seguir Jesus como Seus discípulos, tendo sido dos Seus mais próximos colaboradores. Por isto podemos dizer que ele é um dos discípulos mais íntimos de Jesus de Nazaré, já que em várias ocasiões onde Jesus só se fazia acompanhar por 3 Apóstolos, ele era escolhido, juntamente com Pedro e João: participaram na Transfiguração e na Agonia de Cristo no Monte das Oliveiras.
(Mateus 17, 1 e 26, 37; Lucas, 8, 51)
Mas contudo o temperamento deste Apóstolo amado era muito forte e isto vemos no Evangelho de Marcos (3, 17), onde Tiago e João são chamados por Jesus como «Boanerges», isto é, Filhos do trovão. Estas são as palavras de Tiago e do seu irmão João:
“Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade, para consumi-la?”
Tiago é citado entre as testemunhas da terceira aparição de Cristo após a sua morte e ressurreição, nas margens do lago de Tiberíades.

São Thiago e São Felipe

Mistério e Morte

Segundo a tradição, recolhida por São Teodoro e outras testemunhas, Tiago, depois da Ascensão de Jesus, foi pregar a Boa Nova na Espanha. Regressando à Palestina é decapitado em Jerusalém por ordem do Rei Herodes Agripa no ano de 44 d.C.

Conta a tradição que o seu corpo foi recolhido pelos seus discípulos que o transladaram de barco para a Espanha acabando por ser sepultado onde hoje é a cidade de Santiago de Compostela, tendo a sua cabeça ficado em Jerusalém.

São João:

João seria o mais novo dos 12 discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade quando foi chamado por Jesus. Ele seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago  e teria provavelmente uma sociedade com André e Pedro.

Os textos Bíblicos escritos por João demonstram uma personalidade extraordinária. Isto é, ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspetivo nas suas palavras e pouco falador como discípulo. É notório o seu amadurecimento na fé através da evolução da sua escrita.
João tinha uma admiração incalculável por Jesus, deixando esse facto bem claro nos seus escritos. A sua proximidade com Jesus era grande e foi considerado o “Discípulo Amado”.
Segundo os registos dos Evangelhos, João foi o Apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz.
João é autor de um dos Evangelho, de três epístolas e do Livro do Apocalipse.

Ministério e Morte
Depois do dia de Pentecostes, João torna-se companheiro fiel de Pedro: ele curou o aleijado no Templo, ele

compareceu diante do sinédrio. Com Pedro foi colocado na prisão por ordem do Sumo-sacerdote e libertado da prisão pelo anjo do Senhor. Ele também foi açoitado por ordem do Sinédrio.
João foi enviado à Samaria juntamente com Pedro para confirmar as conversões que lá aconteceram através da pregação do Diácono Filipe.
Depois destes acontecimentos perde-se o rasto Bíblico, mas fica a tradição e segundo esta, João viveu muitos anos na Palestina onde Ele “recolhera” Maria, a mãe de Jesus. Depois de muitos anos na Palestina, João foi para Éfeso.
João foi o único Apóstolo que morreu de morte natural. Isto aconteceu em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.

3 Comentários

  1. maria elena pereira matias

    muito gente precisa de cristo em suas vidas mais n querem preferem fica nas suas proprias atitudes sem deixa jeswus agir e morrem sem cristo ,mais muitos ainda querem ser cristao glorias ao nome de jesus.

  2. Eu não entendi a verdadeira idade do apostolo são João, se ele morreu no ano 103 então ele deveria ter pelo menos 130 anos.

  3. eu gostei muito do esclarecimento sobre tiago muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *