São Tiago :
Nos vestígios que encontrámos sobre o Apóstolo Tiago na Bíblia podemos dizer que ele nasceu em Betsaida, Galileia. Era irmão do apóstolo João, era pescador no Mar da Galileia, onde trabalhava com André e Simão Pedro.
(Mateus 4, 21-22 e Lucas 5, 10).
Tiago, Pedro e João seriam, de resto, os primeiros a abandonarem tudo para seguir Jesus como Seus discípulos, tendo sido dos Seus mais próximos colaboradores. Por isto podemos dizer que ele é um dos discípulos mais íntimos de Jesus de Nazaré, já que em várias ocasiões onde Jesus só se fazia acompanhar por 3 Apóstolos, ele era escolhido, juntamente com Pedro e João: participaram na Transfiguração e na Agonia de Cristo no Monte das Oliveiras.
(Mateus 17, 1 e 26, 37; Lucas, 8, 51)
Mas contudo o temperamento deste Apóstolo amado era muito forte e isto vemos no Evangelho de Marcos (3, 17), onde Tiago e João são chamados por Jesus como «Boanerges», isto é, Filhos do trovão. Estas são as palavras de Tiago e do seu irmão João:
“Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade, para consumi-la?”
Tiago é citado entre as testemunhas da terceira aparição de Cristo após a sua morte e ressurreição, nas margens do lago de Tiberíades.
São Thiago e São Felipe
Mistério e Morte
Segundo a tradição, recolhida por São Teodoro e outras testemunhas, Tiago, depois da Ascensão de Jesus, foi pregar a Boa Nova na Espanha. Regressando à Palestina é decapitado em Jerusalém por ordem do Rei Herodes Agripa no ano de 44 d.C.
Conta a tradição que o seu corpo foi recolhido pelos seus discípulos que o transladaram de barco para a Espanha acabando por ser sepultado onde hoje é a cidade de Santiago de Compostela, tendo a sua cabeça ficado em Jerusalém.
São João:
João seria o mais novo dos 12 discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade quando foi chamado por Jesus. Ele seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago e teria provavelmente uma sociedade com André e Pedro.
Os textos Bíblicos escritos por João demonstram uma personalidade extraordinária. Isto é, ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspetivo nas suas palavras e pouco falador como discípulo. É notório o seu amadurecimento na fé através da evolução da sua escrita.
João tinha uma admiração incalculável por Jesus, deixando esse facto bem claro nos seus escritos. A sua proximidade com Jesus era grande e foi considerado o “Discípulo Amado”.
Segundo os registos dos Evangelhos, João foi o Apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz.
João é autor de um dos Evangelho, de três epístolas e do Livro do Apocalipse.
Ministério e Morte
Depois do dia de Pentecostes, João torna-se companheiro fiel de Pedro: ele curou o aleijado no Templo, ele
compareceu diante do sinédrio. Com Pedro foi colocado na prisão por ordem do Sumo-sacerdote e libertado da prisão pelo anjo do Senhor. Ele também foi açoitado por ordem do Sinédrio.
João foi enviado à Samaria juntamente com Pedro para confirmar as conversões que lá aconteceram através da pregação do Diácono Filipe.
Depois destes acontecimentos perde-se o rasto Bíblico, mas fica a tradição e segundo esta, João viveu muitos anos na Palestina onde Ele “recolhera” Maria, a mãe de Jesus. Depois de muitos anos na Palestina, João foi para Éfeso.
João foi o único Apóstolo que morreu de morte natural. Isto aconteceu em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.
muito gente precisa de cristo em suas vidas mais n querem preferem fica nas suas proprias atitudes sem deixa jeswus agir e morrem sem cristo ,mais muitos ainda querem ser cristao glorias ao nome de jesus.
Eu não entendi a verdadeira idade do apostolo são João, se ele morreu no ano 103 então ele deveria ter pelo menos 130 anos.
eu gostei muito do esclarecimento sobre tiago muito obrigado