Depois de comprovada a legitimidade dos quatro Evangelhos, foi aprovada a legitimidade do Atos dos Apóstolos e a maioria das cartas de São Paulo e as demais cartas e epístolas. O último livro que foi aprovado para entrar no Novo Testamento foi o Apocalipse de São João.
Esta escolha de livros chama-se Cânone:

Mas o que é cânone?

A palavra “cânone” significa régua, e em relação à Bíblia, significa a regra usada para determinar se um certo livro podia ser medido satisfatoriamente de acordo com um padrão. A formação do cânone bíblico deu-se gradualmente. Foi formado num período aproximado de 1 500 anos.

A igreja primitiva tinha critérios bem específicos para que os livros fossem considerados parte do Novo Testamento. Esses critérios incluíam: o livro foi escrito por alguém que era testemunha ocular de Cristo? O livro passou o “teste da verdade”? (quer dizer, o livro concordava com algum outro, que já era visto como parte das Escrituras?). Os livros do Novo Testamento que foram aceites naquela época têm ultrapassado o teste do tempo e a Ortodoxia Cristã tem aceitado esses livros, com pouco desafio, por séculos.

No século IV, a Igreja reuniu-se em Concilio em Nicéia, e uma das tarefas foi organizar o “cânone”, ou a lista de livros sagrados considerados autênticos. Neste Concilio, os livros foram estudados e investigou-se quais os que sempre foram lidos nos cultos e sempre foram considerados legítimos. E estabeleceu-se a ordem ainda hoje conservada. O motivo pelo qual alguns livros foram postos em dúvida era a grande quantidade de livros apócrifos, que fazia com que se duvidasse dos verdadeiros. Havia muitos livros que os judeus não aceitavam. Então os Ss. Padres ponderaram os prós e contras e definiram a lista que foi aprovada.

Os livros que compõem a Bíblia Católica são 73, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

Assista os Vídeos :

Novo testamento:

1 comentário

  1. ¡Què bueno! Aplastantes criterios. Manten este liston es un post genial. Tengo que leer màs blogs como este.

    Saludos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *