Crucificação é um método de execução cruel que tem sua origem na Antiguidade e muito usada pelo Império romano . Esta prática foi abolida por Constantino no século IV.

Acredita-se que sua origem vem da Pérsia, e depois foi trazida por Alexandre para o Ocidente, sendo então copiado dos cartagineses pelos itálicos. Neste ato combinavam-se os elementos de vergonha e tortura, e por isso o processo de crucificação era olhado com profundo horror. O castigo da crucificação começava com flagelação, depois do criminoso ter sido despojado de suas vestes. No azorrague os soldados fixavam os pregos, pedaços de ossos, e coisas semelhantes, podendo a tortura do açoitamento ser tão forte que às vezes o flagelado morria em consequência do açoite. O flagelo era cometido ao réu estando este preso a uma coluna.

No ato de crucificação a vítima era pendurada de braços abertos em uma cruz de madeira, amarrada ou, raramente, presa a ela por pregos perfurantes nos punhos e pés. O peso das pernas sobrecarregava a musculatura abdominal que, cansada, tornava-se incapaz de manter a respiração, levando à morte por asfixia. Para abreviar a morte os torturadores às vezes fraturavam as pernas do condenado, removendo totalmente sua capacidade de sustentação, acelerando o processo que levava à morte. Mas era mais comum a colocação de “bancos” no crucifixo, que foi erroneamente interpretado como um pedestal. Essa prática fazia com que a vítima vivesse por mais tempo. Nos momentos que precedem a morte, falar ou gritar exigia um enorme esforço.

O termo vem do Latim crucifixio (“fixar a uma cruz”, do prefixo cruci-, de crux (“cruz”), + verbo figere, “fixar ou prender”.)

Segue abaixo uma parte do  documentário  da History channel sobre a crucificação. Sua Origem histórica e a evolução desta prática durante milênios.   É Importante saber que neste vídeo temos cenas fortes de violência.

Crucificação – History Channel 1 de 6

Crucificação – History Channel 2 de 6

Crucificação – History Channel 3 de 6

Crucificação – History Channel 4 de 6

Crucificação – History Channel 5 de 6

Crucificação – History Channel 6 de 6

5 Comentários

  1. cristo jesus sofreu todos estes males em prol da humanidade,mas a mesma ainda nao entende que, tudo isso foi em demonstraçao de Amor….pois ninguem tem maior amor doque este,de dar sua vida para salvar ingratos……que coisa………

  2. Geraldo Alves de Oliveira

    Bom dia!
    Achei excelente o documentário. Me fez ter uma visão talvez um pouco mais diferente de punições que existiam à época que hoje não existem. Infratores/bandidos tem dinheiros/advogados e condições melhores que o cidadão que diariamente vão em busca do seu pão nosso de cada dia!!!!

  3. um trabalho muito excelente

  4. eu gostei muito eu queria estes videos neste E-mail obrigado

  5. Tudo q jesus fez e para DEUS reconciliar com o homem e nos justificar com DEUS nao sabemos direito q tamanho favor jesus cristo DEUS verdadeiro fez por todo o homem na terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *