Uma outra forma de propagação do evangelho foi uma forma mix, chamada Diatessarão, que durante muitos séculos foi usada em várias comunidades do Oriente: ela era uma síntese deste quatro evangelhos.
Vamos saber melhor :
O Diatessarão é a mais importante Harmonia Evangélica, criada por Tatiano, um apologista dentre os primeiros cristãos. O termo “diatessarão” em português advém diretamente do latim diatessarōn (“composto por quatro [ingredientes]”) e que, por sua vez, derivou do grego διὰ τεσσάρων (dia tessarōn), cujo significado é: διά – dia (“em intervalos de”) e tessarōn (genitivo de τέσσαρες, tessares – “quatro”). Tatiano combinou os quatro evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – numa única narrativa. O nome siríaco para esta harmonia é Ewangeliyôn Damhalltê, que significa ‘Evangelho dos Misturados’, enquanto temos o Evangelion de Mepharreshe, que significa ‘Evangelho dos Separados’.
Durante os primeiros anos do Cristianismo, os evangelhos circularam de forma independente, sendo o de Mateus o mais popular. O Diatessarão é uma notável evidência da considerável autoridade que os quatro evangelhos canónicos tinham já na segunda metade do século II d.C. Vinte anos após a harmonia de Tatiano, Ireneu expressamente proclamou a autoridade formal dos quatro evangelhos. O Diatessarão tornou-se a versão padrão dos evangelhos em algumas igrejas siríacas até pelo menos o século quinto, quando cedeu espaço para as versões independentes, na versão da Bíblia.
Quase ao mesmo tempo que surgiram os quatro evangelhos também surgiram outros textos ilegítimos denominados evangelhos apócrifos, que têm o seu valor para estudos Históricos, mas que lançam muitas confusões e discussões ainda hoje.
Saberemos mais sobre eles na próxima postagem.