Com o Imperador Constantino, em 313 d.C., a paz acontece na Igreja através do édito de Milão, onde o Imperador reconhece total liberdade de culto a todos os cidadãos do Império.

As perseguições duraram três séculos e neste tempo podemos dizer que os mártires foram sementes de uma Igreja forte. Não se sabe o número de mártires, mas podemos falar em milhares. Podemos verdadeiramente dizer como Tertuliano “ O sangue dos mártires foi sempre semente de Cristãos.”

Podemos dizer que houve neste tempo numerosos apóstatas (pessoas que negam a fé) mas o número é mínimo comparado com o número de mártires.

Podemos falar que os mártires são testemunhas da fé, fé em Jesus que é o Deus único. Foi este testemunho fervoroso que fez espalhar a mensagem Cristã até os limites do Império Romano.

DOCUMENTÁRIO

Estes dois documentários mostram a História de Constantino.

Criador do Cristianismo-Imperador Constantino de Roma-COMPLETO

O imperador Constantino tomou conhecimento através de sua mãe, mais tarde denominada Santa Helena, que entre seu povo havia uma galera que seguia as palavras de um falecido martir, Jesus Cristo, bem como alguns escritos muito mais antigos(velho testamento) que afirmavam serem os judeus um povo escolhido e jesus um libertador prometido, filho de Deus. Apesar de oposições, esta crença se fortalecia ganhando mais e mais adeptos, ameaçando o império. Inteligente que só ele, Constantino percebeu que seria bem melhor apoia-los e traze-los para seu lado, do que lutar contra eles. Ofereceu “apoio” teve acesso a livros Hebreus,judaicos e aramaicos selecionando os que lhe aprôuveu e denominando de bíblia, excluindo outros que a seu ver seriam subversivos e não ajudariam em seus planos que legitimação de poder. Com isto foi criada a coleção de livros que formam a bíblia. Os livros que Constantino proibiu são chamados de apócrifos.

1 comentário

  1. Me ha encantado vuestro articulo y me ha sabido a poco pero ya sabeis lo que dice el dicho “si lo bueno es breve es dos veces bueno”. Me gustara volver a leeros de nuevo.
    Saludos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *