Em 935 a.C., o reino de Israel foi dividido em dois pequenos Estados. O reino do Norte, Israel, com capital na Samaria, e o reino do Sul ou Judá com capital em Jerusalém.

Aos poucos, o povo passou a ser infiel e em 721 a.C., o Reino do Norte foi invadido pelos assírios e os hebreus foram fugitivos para Nínive e acabaram miscigenados no meio do povo não mais voltaram à história.

O reino do Sul, Judá, resistiu durante mais tempo, mas entre os anos de 578 e 581 a.C foi dominado pelos babilônicos.

Vamos saber um pouco sobre os Babilônicos:

O Império da Babilônia, que teve um papel significativo na história da Mesopotâmia, foi provavelmente fundado em 1950 a.C. O povo babilónico era muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em Arquitetura, agricultura, astronomia e direito.

Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos. Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que preservou muitos destes textos até ao presente. Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.

O mais antigo e completo código de leis que a história regista foi realização sua. Ele criou o Código de Hamurabi, cujas leis, em resumo, seguem um mesmo princípio: Olho por Olho, Dente por Dente.

O Reino do Sul, Judá foi dissolvido como Estado, mas o Povo viveu no meio dos povos pagãos preservando a fidelidade sendo orientada pelos profetas. O rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém, e os seus soldados cercaram a cidade. Nabucodonosor conquistou acidade e pilhou objetos de valor que estavam no templo de Jerusalém. Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro. Eles viveram sobre a opressão dos babilônicos de 587- 539 a.C. A libertação aconteceu quando a Babilônia foi conquistada pelos persas, em 33 a.C.

Alguns judeus ficaram dispersos no meio dos babilônicos e acabaram por viver no meio dos persas.

Dica de filme:

Título no Brasil : Conquista de Reis

Título em Portugal: Uma noite com o Rei

Título Original: One Night With the King

País de Origem: EUA

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 123 minutos

Ano de Lançamento: 2006

Você pode assistir todo o filme no You Tube : http://youtu.be/lz2FeTXAZe4

Veja aqui o Trailer em inglês:

1 comentário

  1. ANTÔNIO C. V. COSTA

    enriquecedor que Deus vós abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *