Como Vimos anteriormente Abraão teve dois filhos Ismael do qual temos a formação do povo muçulmano e Isaac que deu origens aos Judeus. Esta última descendência acabou sendo cativa no Egito e lá este povo cresceu .

Veja resumidamente como isto acontece :

Para saber melhor leia : Gn 30,1 – 47, 12

De Isaac, filho de Abraão, nasceu Jacob e de Jacob nasceu José (que era filho da amada Raquel). José foi vendido pelos irmãos a uns mercadores egípcios. Mas a Providência Divina fê-lo transformar-se em um Adon do Egito (uma espécie de Chanceler). No período de fome, José deu abrigo a sua família e a toda a descendência de seu pai, dando-lhes uma ótima terra para que eles tivessem condições de se sustentarem, procriarem e multiplicarem.

Para entender este tempo no Egito vamos saber algumas coisas sobre esta cultura:

A civilização egípcia desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) e como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. No Egito antigo o Faraó é um deus na Terra.

A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controlo de impostos Os egípcios criaram uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas.
Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objectivo de preservar o corpo.

No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.

A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências matemáticas. Tinham conhecimento de Medicina principalmente do método de mumificação. Eram conhecedores das técnicas de grandes construções, vemos isto muito bem nas pirâmides .

VALE A PENA PARAR , VER  E OUVIR

Este clip é uma performance ao vivo de “Hino a Horus”  tocado em um instrumento do Egito antigo

Musica Egipcia Atual :

5 Comentários

  1. Inezita Fortes Avelino

    Tenho fascinação pelo o Egito. Gostaria de conhecer.

  2. Gostaria de conrcer o Egito, Sou fascinada.

  3. Gosto do egito so no minecraft

  4. Luci Pereira do Couto Miranda

    Acho muito linda a história do Egito e as imagens que a gente vê são lindas, adoro. Gosto das ruínas enfim… gostaria de conhecer por lá.

  5. O Egito sempre me fascinou , era como se eu já tivesse vivido lá em outras vidas, é como se as recordações existissem dentro da minha memória. Sempre tive muita vontade de fazer uma viagem até lá. Atualmente, não sinto mais essa vontade, penso que se vivi um dia no Egito, isso pertence ao passado e devo deixar tudo como está.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *