Jovens não Durmais na Fé!

O Santo Padre Bento XVI Decretou o ano de 2012 como o ano da fé. Muitos não entendem o para quê de um ano dedicado a Fé, até acham que a Igreja é cafona, é antiga por abordar um tema como este em plena era da modernidade. Jovem você precisa ter uma fé firme, alicerçada em Jesus. Não podemos estar dormindo na fé, ou nos deixando levar por qualquer doutrina de esquina que tem nome de Igreja. Precisamos com a nossa vida testemunhar a fé que aprendemos dos nossos antepassados, não posso ter vergonha, ou eu abraço a fé ou não abraço. Fé não se tira, onde quer que eu vou preciso lá testemunhar minha fé, meu amor a Jesus e a Igreja. Nos nossos dia vemos pessoas dizerem "Quando eu era Católica" ou "Agora aceitei Jesus", essas pessoas na verdade foram Católicas só de nome e não de atitudes, não tiveram uma fé alicerçada em Deus, mas pararam nos outros, antes de mais nada eu preciso ser Católico de atitudes, não podemos parar nos erros das pessoas, a minha fé não depende dos outros. A Igreja é mãe, ela é tua mãe, jovem, procura conhece-lá, pois só se ama aquilo que se conhece, como posso dizer que amo a Igreja se eu não a conheço de verdade? Pra amar é preciso conhecer, gastar tempo pesquisando, é como um namoro preciso conhecer bem a pessoa, o que ela gosta, o que pensa, precisa-se lançar neste conhecimento. Não tenha medo de amar a Igreja, ela é santa, entre com coragem na Barca de Pedro e dê a sua vida por ela. É preciso viver em tudo da fé, aprender com os santos e santas a sermos homens e mulheres de fé, que não desiste diante dos sofrimentos e das dificuldades. A Igreja é Guardiã da fé que aprendeu dos Apóstolos e dos santos pais da fé, Sabe por que ela é tão perseguida??? Por que não faz outra coisa senão continuar a missão de Jesus. É um grande desafio diante de um mundo paganizado, que quer tirar Deus do centro, continuar firme, levando esta Santa Doutrina, é um remar contra a correnteza, mas , eu digo pra você coragem! Não desanime! A Igreja conta com Você. Saiba que se queres entrar pra valer nesta barca virás à perder sua vida. Se é pela Igreja entregue-a com amor. Leve esta tua mãe pra escola, pra faculdade, para tua empresa, para o teu trabalho, apresente ela aos teus amigos, defenda-a dos ataques com amor. Seja na verdade um Católico fiel.
Chega! De uma fé murcha, crie raízes sólidas. Leia a vida dos santos, se aprofunde no catecismo. A coisa mais bela é um jovem que vive com alegria e coragem a sua fé, não tem medo que os outros o vejam. Santa Teresa de Ávila Dizia " Em tudo sou filha da Igreja!" e Outra grande mística Santa Catarina de Sena vem nos ensinar "Quando eu morrer a única causa de minha morte foi meu amor pela Igreja." E você esta disposto a dar sua vida por ela se preciso for? Não leve a sua fé empurrando com a barriga. Seja coerente. Eu preciso dizer pra você, o que seria de mim sem a Igreja Católica? Sem ela onde eu estaria agora?
Quero terminar contando uma historinha pra você. "Certo homem chegou numa Igreja antes de começar a Santa Missa, tinha numa das mãos um revolver, chegando na frente do altar perguntou com voz forte e ameaçadora, quem aqui é Católico de verdade? Levante a mão! Todos ficaram com medo, batiam ate o queixo de tamanho medo que sentiam, pensavam ele vai nos matar, mas, ali tinha uns corajosos, uma meia dúzia de gato pingado levantou a mão, então o homem disse: Quem não for Católico se levante, pois eu só gosto de participar da Missa com Católico de verdade.”

Que Deus te abençoe nesta sua caminhada de Fé.

Dimas – Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , , , , ,

Todos os Santos, eis o grande exército de Deus!

Santos de DeusO mês de Novembro já começa com uma grande festa, no dia 01 celebramos todos os santos e santas de Deus. Homens e mulheres, jovens e crianças que com coragem deram a sua vida pelo Senhor Jesus e por sua Igreja. Morreram professando a fé. Os Santos são o sinal vivo do amor de Deus no mundo, eles formam um grande exército que combate com a mais poderosa de todas as armas a palavra do Senhor.  Defenderam com as suas vidas os direitos de Deus. A Igreja tem pelos seus santos um grande amor e veneração, chamamos este culto de Dulia, que é uma veneração diferente da Latria que é adoração prestada somente a Deus. Desde os primórdios da Igreja que no calendário litúrgico consta o nome de Homens e mulheres que se entregaram a Deus até o fim. Eles com a sua vida nos mostram que a santidade não é algo impossível, que não está longe do nosso alcance, mas é algo que exige luta, pois o primeiro chamado que o Senhor nos faz é “Sede Santos”.

Os Santos foram homens e mulheres parecidos comigo e com você, tiveram seus pecados, seus defeitos, seus sofrimentos, seus temperamentos fortes, mas o que mais me encanta nos santos é que eles se deixaram trabalhar pelo Espírito Santo, eles lutaram com toda força contra o pecado, não se deixaram levar pela carne, nem pelo orgulho, mas começaram a trilhar um caminho chamado de conversão. Os santos foram santos sem negar sua humanidade, pois já dizia Santa Teresa de Avilá “Quanto mais santos, mais sociáveis.” Quanto mais santos mais humanos, quanto mais humanos mais santos. Os santos não esconderam suas limitações, mas, em tudo procuraram ser melhor. Um grande segredo dos santos era seu amor e devoção a Nossa Senhora, eles viam nela o exemplo vivo de alguém que viveu somente para Deus. A Virgem Santa é o exemplo de santidade. Se você quer ser santo queira duas coisas: ter o coração e o olhar fixo em Deus, se esconda nele. E ter um profundo amor a Santíssima Virgem Maria, entrega teu coração a ela.

todos os santosA Igreja coloca esta data para que possamos contemplar estas pessoas que já gozam do paraíso e um dia queremos ser como eles, ela não coloca apenas 1 como exemplo, mas coloca todos. São eles mártires, virgens, padres, bispos,religiosos e religiosas, fundadores e fundadoras de ordens religiosas, casais, solteiros, jovens, estudantes, médicos, crianças, leigos. Santidade não é para um determinado carisma ou só para a vida religiosa, santidade abrange todas as realidades do mundo. Como é belo ver o Santo padre nos dias de hoje canonizando leigos que foram santos no mundo, no ritmo de suas vidas e onde estavam, lembremos alguns Beatos e santos leigos(Chiara Luce, José Moscate, Giana Bereta Mola, Albertina, Pier Giorgio Frasati, Charles de Focoud, Domingos Sávio, Laura Vicunã, Catarina de Sena, Rosa de Lima, Luiz e Zélia Martins, Chiara Lubic e tantos outros) e podemos lembrar alguns que já conhecemos e são de nossa devoção santos religiosos (Santa Teresinha do Menino Jesus, Teresa dos Andes, Clara de Assis, Luzia, Agueda, Felipe Neri, Bruno, Francisco de Assis,Dom Bosco, Margarida Maria, Brigida, Beatriz da Silva, Teresa de Avilá, Ângela de Mereci, Padre Pio, Agostinho, Vicente de Paulo, Elisabete da Trindade, Bernadete, Antônio de Pádua, Madre Teresa de Calcutá, Luisa de Marilac, Faustina e tantos outros grandes homens e mulheres que estão no céu) Antigamente tínhamos só santos religiosos e mártires, mas no nosso tempo podemos contemplar a santidade na vida de todas as pessoas que seguem o Cristo de diferentes formas,mas todas são importante, pois ser santo é questão de querer e contar com a graça que nunca nos abandona.

A santidade é para todos! Peça a Intercessão dos santos e santas, procura ler a vida deles, pois na vida dos santos encontramos força pra caminhada. O Catecismo da Igreja assim fala dos santos”Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade […]. Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo […]. A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna”(CIC 956)

Que o exemplo de todos os santos nos ensine a sermos santos no dia a dia, e que um dia também o nosso nome esteja na lista deste grande exército de Deus. Que a vida e o testemunho autêntico deles sejam sementes que dê frutos de amor , esperança e paz. Que eles mostrem para este mundo paganizado a beleza de ser de Deus. Na amizade com os santos podemos encontrar a esperança que nos falta. Seja santo!!!!
Ou Santos ou nada!

Seu irmão José Dimas – Consagrado da Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , , , , , , , , ,

Parábolas de Cristo

A quem me compararei?

Aos passarinhos em seu ninho.

Se o pai e a mãe não lhes trouxerem comida

De fome morrerão.

Assim a minha alma sem vós, Senhor:

Sem sustento não podem viver.

A que me compararei!

Ao grãozinho de trigo

Lançado na terra.

Se não cair o orvalho,

Se o sol não à aquecer

A semente mofará.

Dando-me orvalho e sol

Esse grãozinho umedecido e aquecido

Deitará raízes,

Se tornará uma bela espiga

Repleta de grãos.

A que me compararei?

À rosa colhida que murcha na mão

Perdendo seu perfume,

Mas na roseira,

Ela conserva viço, beleza e odor.

Que eu permaneça em Vos

Para que eu tenha vida.

Com que vos pareceis, Senhor?

Com a pomba que alimenta os filhotes,

Com uma terna mãe

Alimentando o filhinho.

(Beata Mirian de Jesus Crucificado)

Continue reading

Quando perdemos alguém que amamos

A vida é um mistério de amor de um Deus que nos ama acima de todas as coisas. Ao longo da nossa caminhada vamos nos deparando com várias perdas, que muitas vezes tiram o nosso brilho. Diante do mistério da morte o que nos resta fazer é acreditar na Ressurreição que á de vir, pois a morte não é o ter mino da vida de alguém, mas o começo, a verdadeira vida não começa aqui, começa lá no Céu. Como doí a saudade de não ter aquela pessoa da nossa família perto de nós! O coração doí e as lágrimas escorrem pelo nosso rosto, são lágrimas de amor, que chora porque amou, quando lembramos dos momentos vividos ao lado desta pessoa a vontade que nos dá é que esses momentos nunca tivessem passados, não acreditamos que ela partiu, e muitas vezes sem se despedir, sem dizer adeus. Você já perdeu alguém que amava???
Eu perdi uma pessoa que amava muito, que me ensinou com a própria vida a ser alguém melhor, aprendi a ser bom com ela, este mês faz 1 ano da morte desta pessoa que deixou marcas tão profundas que o tempo nem ninguém conseguirá apagar do meu coração, uma mulher analfabeta, não conhecia das letras, mas conhecia do coração, seus ensinamentos foram além dos livros, mostrou com suas atitudes a fé em Deus. Uma mulher provada na dor e no sofrimento! Faz 1 ano, mas parece que foi ontem! O livro de Jó fala “O Senhor deu, o Senhor tirou como foi do agrado dele, Bendito seja o Nome do Senhor.” A morte não é uma separação, quem se ama em Deus nunca se separa, pois Deus é união. Não é pecado chorar a morte de quem amamos, se choramos é porque reconhecemos que aquela pessoa faz falta, ela fez a diferença em nossa vida. Diante desta dor não podemos nos desesperar ou fingir que nada aconteceu, mas é preciso viver o momento da dor e ter no coração a grande certeza da Ressurreição. Diante da morte de Lazaro o Senhor diz a Marta Disse-lhe Jesus: ‘Teu irmão ressuscitará. ‘Sei, disse Marta, que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia!'”Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês nisso?” Eu pergunto você crê? O Catecismo da Igreja Católica assim fala da morte “O sentido Cristão da morte é revelado á luz do mistério pascal da Morte e Ressurreição de Cristo, em que repousa nossa única esperança. O cristão que morre em Cristo Jesus”deixa este corpo para ir morar junto do Senhor.”(CIC 1681) O que fica é a bondade que essas pessoas fizeram, lembra dos momentos vividos, dos passeios juntos, das conversas, dos momentos de risadas, e diante desta saudade olha para a Cruz e espera a Ressurreição, e tenha a certeza que do Céu ele ou ela olha por nós aqui na terra. Eu mesmo lembro os momentos vividos com esta mulher pobre, simples, mas de uma alma grande, quantas coisas eu aprendi!!! Ela me ensinou a rezar, me fez ri muitas vezes, chorou comigo, conversávamos muito sobre as coisas de Deus, sentado na beira do fogão de lenha enquanto ela cozinhava eu perguntava sobre a sua vida e partilhávamos experiencias, falávamos sobre coisas boas e coisas não tão boas,mas ela com seu jeito de ser e sua sabedoria não de alguém formada numa faculdade, mas formada no dia-a-dia da vida, em meio as lutas e sofrimentos ela nunca perdeu a esperança, sofreu durante toda a vida, mas,não se deixou abater pelo sofrimento, foi se apagando como uma vela. Ainda lembro ela com seu lencinho na cabeça, seu avental sujo, tomando seu cafezinho, como fica marcado essas coisas né!
Só o amor é capaz de explicar a dor da saudade, digo sem medo “a saudade é uma pessoa”, não somos robous que não sentem nada, ou que não sofrem, as perdas nos ajudam á darmos valor as pessoas que temos ao nosso lado, pois muitas vezes aquela pessoa está conosco e não damos valor a ela, não posso deixar que ninguém passe despercebido por nós. Não sei quem você perdeu, quem estava e hoje não esta mais, só posso te dizer que Jesus está do seu lado e ele derrama um balsamo que alivia a tua dor, a minha dor e a saudade da minha vó, que morreu e não tive como vê-la pela última vez, não vi enterrando ela, pra mim parece que ela não morreu. Quantas pessoas passam pela nossa vida e não temos como vê-las antes de retornarem para Deus, só fica a saudade. Tento ver isso como uma mudança, minha vó apenas se mudou, mora ao lado de Deus agora e um dia ela ressuscitará. Cuide das pessoas que estão do seu lado agora, como se fosse a última vez que você visse esta pessoa. As pessoas que amamos nunca passam elas ficam vivas na lembrança e no coração, e ao longo do caminho vou colocando em prática o que me ensinaram.
Oração
Deus tu que conheces o mais profundo do coração do homem, tu que por amor me destes todas as coisas para que eu fosse feliz, quero te agradecer pela vó que o Senhor me deu e pelos ensinamentos que ela com sua simplicidade me fez executar, diante da dor da perda eu quero estar unido ao teu coração, ensina-me a olhar a vida com os olhos cheio de amor e esperança, e que ninguém passe por mim despercebido, mas ensina-me com a tua graça a amar cada pessoa que a tua providência coloca ao longo do meu caminho.
Aguenta firme!!! Pois por trás das nuvens escuras o sol continua á brilhar

José Dimas – Missionário da Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , , , , , , , , ,

Alma que busca a Deus

BUSCANDO A DEUS

Alma, buscar-te-ás em Mim.
E a Mim buscar-me-ás em ti.

De tal sorte pôde o amor,
Alma, em mim te retratar,
Que nenhum sábio pintor
Soubera com tal primor
Tua imagem estampar.

Foste por amor criada,
Bonita e formosa, e assim
Em meu coração pintada,
Se te perderes, amada,
Alma, buscar-te-ás em Mim.

Porque sei que te acharás
Em meu peito retratada,
Tão ao vivo debuxada*,
Que, em te olhando, folgarás
Vendo-te tão bem pintada.

E se acaso não souberes
Em que lugar me escondi,
Não busques aqui e ali,
Mas , se me encontrar quiseres,
A Mim, buscar-me-ás em ti.

Sim, porque és meu aposento,
És minha casa e morada;
E assim chamo, no momento
Em que de teu pensamento
Encontro a porta cerrada.

Busca-me em ti, não por fora…
Para me achares ali,
Chama-me, que, a qualquer hora,
A ti virei sem demora,
E a Mim buscar-me-ás em ti.(Santa Teresa de Ávila)

Continue reading

, , , ,

Encontrei a alegria da minha juventude

Estamos no mês das vocações!!! Neste tempo a Igreja nos leva a refletirmos a beleza do chamado de Cristo a cada pessoa. Vocação quer dizer chamado, só permanece em uma vocação quem é realmente chamado pelo Senhor, só com nossas forças humanas não consegui-mos, chamado exige renúncia, sacrifício, desapego, mas acima de tudo exige amor, pois só quem realmente ama poderá seguir a voz do seu Senhor. Cada pessoa nasce com uma missão, com uma vocação especifica, uns no casamento, outros no sacerdócio, outros na vida religiosa e outros nas novas comunidades “A Primavera da Igreja” todas as vocações são importantes pois cada uma revela o rosto de Jesus no mundo, a minha não é mais importante do que a sua, todas são importantes, pois onde você não consegui ir eu consigo, e onde eu não consigo ir você consegue. Deus quer despertar em seu coração a certeza que ele te escolheu antes de tudo, não te escolheu por causa das tuas qualidades, mas por causa do amor que ele tem para contigo, basta apenas corresponder á este chamado. O mundo tem sede de jovens, de homens e mulheres que levem o Cristo por onde passar com coragem e alegria. A coisa mais linda que alguém pode contemplar é a alegria de uma pessoa que é realmente feliz com a sua vocação, você só poderá ser feliz quando realizar aquilo para o qual Deus te fez. Você existe para Deus.
Vou partilhar um pouco com você sobre a minha vocação. Me chamo José Dimas sou Missionário da comunidade Canção Nova, tenho 21 anos, estou na comunidade a 2 anos e meio, sou natural de Gravatá-PE, conheci a comunidade no ano de 1995 quando começou a rádio canção nova em minha cidade, na época eu tinha 5 anos. Minhas tias e minha avó foram se aproximando da casa de missão, foram conhecendo o que era a Canção Nova e eu ia junto com elas. Desde criança eu sentia dentro de mim que Deus me chamava, que Ele tinha uma missão para mim, fui crescendo a sombra do carisma Canção Nova, comecei a participar dos eventos da comunidade era cerco de jericó, missas, acampamentos de oração e o cantinho da criança, com 9 anos anos já ia sozinho na Canção Nova. A comunidade foi se tornando mais do que uma amiga para mim foi se tornando a minha vida, quando eu ia na casa de missão e ficava lá na capela do Santíssimo em adoração eu descobria a razão da minha vida o sentido por eu estar ali, Deus foi tecendo como um fio de ouro a minha história, foi entrelaçando a minha vida com a da Canção Nova. Cada vez que eu me encontrava com os missionários sentia meu coração bater mais forte, o exemplo de vida deles me impulsionava a querer viver daquele jeito. Fui sendo educado do jeito Canção nova de ser, o Senhor na sua Divina Providencia foi me preservando de tantas e tantas coisas do mundo. Não tenho como separar a minha história da Canção Nova, estamos um entrelaçado no outro. Os livros do padre Jonas eram como um bussola para mim, lembro os primeiros livros que tive dele foi o “Combatentes na oração”, “Práticas de jejum” “Anjos companheiros no dia a dia” e “Vocação um desafio de amor”. Posso dizer sem medo Eu sou um fruto da Canção Nova!!! Com meus 8 e 9 anos participava toda semana do cantinho da criança que tinha na casa de missão eram todas as segundas feiras, lembro até hoje daquelas tardes animadas. Os caminhos de Deus é um mistério de verdade! Não imaginava um dia estar na comunidade, morar com aqueles missionários que moraram na missão de Gravatá, que me conheceram criança e hoje eles são meus irmãos de comunidade. Não sei qual é a sua história de amor com a Canção nova, acredito que vc um dia foi tocado por Deus através da Canção Nova, faça memoria desta experiência, vale a pena relembrar. Para o mundo é uma loucura um jovem come eu estar me entregando ao Senhor numa vocação, mas eu preciso dizer sou muito feliz realizando a vontade de Deus em minha vida. Se você sente a voz de Deus te chamando para segui-lo num determinado carisma siga em frente! Coragem! Se você vendo a Canção Nova sente que a sua vocação é aqui vá em frente não tenha medo de conhecer, comece conhecendo mais a nossa vida, e se abra a voz de Deus. O chamado que Jesus me fez foi como um grito dele que rompeu o silêncio que exixtia dentro de mim. Respondi á este chamado vindo para comunidade, e posso te dizer sem medo sou a pessoa mais feliz do mundo, sou realizado na minha vocação Canção nova, não me arrependo do sim que eu dei e que eu dou a cada novo dia, como é bom servir ao Deus que alegra a minha juventude!!! Para o mundo é uma loucura um jovem em seus plenos 21 anos se entregar a Deus por inteiro, sou feliz, por poder entregar a minha juventude ao Deus que me ama.
Obrigado Monsenhor Jonas pelo seu sim a Deus, pois por causa dele eu e meus irmãos de comunidade podemos dar o nosso a cada dia.

Reza comigo: Senhor a tua vontade é o meu paraíso, ensina-me a fazer em tudo a tua vontade, não quero estar preso aquilo que o mundo ensina, mas quero estar com o meu coração e os meus ouvidos atentos a tua voz, tira todo medo, toda insegurança do meu coração, mas dai-me a coragem e a fortaleza que vem do teu Espirito, que só de amor se encha todo o meu ser e me faça capaz de derramar este amor pelo mundo a fora. Obrigado meu Senhor por que a minha história é uma história de amor, sei que nelas existem marcas sofridas, mas estas marcas estão ai para que eu nunca esqueça que tu sempre estavas comigo a me chamar, sei que naqueles momentos em que as pessoas não acreditavam em mim, tu sempre acreditou, e não parastes nos meus erros, mas fostes além, lá dentro do meu coração. Obrigado meu mestre por que o Senhor nunca desistiu de mim. Amém
(Eu e o meu Pai Fundador Monsenhor Jonas Abib)

José Dimas – Missionário da Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , , , , , , ,

Vocação um desafio para os jovens de Hoje

Nos dias de hoje em plena modernidade de um mundo secularista, é um constante desafio um jovem resolver seguir uma vocação dentro da Igreja. Começa a aparecer no caminho deste jovem várias perseguições por parte de seus amigos e até mesmo por parte da sua família, começa a viver uma chacota de todos os lados, o mundo não entende e nunca vai entender a vida consagrada, pois ela luta contra os ensinamentos do mundo. A vida consagrada tem sido muitas vezes banalizada por muitos, mas esses que ficam só com o superficial ainda não descobriram a beleza que existe dentro de um coração consagrado ao Senhor. Um jovem em pleno vigor de sua juventude que descobre a sua vocação seja ela na vida religiosa, como freira ou como um padre, ou até mesmo em uma das novas comunidade, isto é uma loucura para muitos.
Celebrar o mês vocacional é sem duvidas celebrar o chamado do Senhor em nossa vida, pois ele continua ainda hoje a chamar homens e mulheres a servi-lo acima de todas as coisas, a palavra vocação vem do latim e significa “Vocare” = Chamado. Mas quem é que chama??? Cristo. Jesus passava no meio do povo e ia escolhendo aqueles que ele queria para ser “luz no mundo” escolheu os Apóstolos, escolheu os discípulos e hoje escolhe a mim e a você, quem escolhe é ele a escolha é dele, não basta querer segui-lo somente com a minha vontade humana, mas é preciso ser escolhido, chamado para uma missão, quem escolhe a pessoa é Deus!!
Em meio a sociedade de hoje Deus não desiste, chama pessoas para levá-lo ao mundo de diferentes formas e carismas, todas são importante pois revelam a Face escondida do Cristo, seja no casamento, num convento, como um padre ou como um missionário numa comunidade de vida e aliança, é vocação, pois cada um é chamado para uma vocação especifica. Vocação não se explica é Deus que convence a pessoa, com os olhos humanos não tem como, por isso contamos com a graça de Deus.
Nascemos com uma vocação, quando o Senhor nos criou já colocou no nosso coração uma missão, todos temos uma vocação!! Você não pode passar neste mundo sem descobrir o que Deus tem para sua vida. Precisamos realizar a missão que o Senhor nos confia. Um jovem só poderá ser realmente feliz quando descobrir aquilo para o qual Deus o fez, como Deus o pensou quando o formou no ventre de sua mãe. Só pode ser feliz quem realiza sua vocação! Vocação exige renúncia, sacrifício, dor, alegria, abrir mão de tudo por uma causa nobre. Será que já se perguntou, para que tipo de vocação você é realmente chamado? Seja ela qual for é sua vocação, abrace-a com amor, pra você ela é a mais linda pois é a sua, é conhecendo a vontade de Deus para sua vida que você poderá conhecer-se no original, como Deus te quer. Tem jovens que são chamados para ir para um mosteiro afastado um pouco do mundo e lá se entregar ao Senhor e a sua Igreja, não quer dizer que eles não são uteis, ou que quem vive evangelizando o mundo é mais importante, não tem vocação inútil, tudo é vocação e é vontade de Deus, se dentro do seu coração você sente um chamado de Jesus lute por ele, seja corajoso!!! Não desista em meio as dificuldades da caminhada.
Deus conta contigo, com o teu sim, com a tua vida. Tenha a coragem de se arriscar pelo evangelho, não vá pelo que as pessoas falam, pois você não é o que os outros pensam, você é o que Deus pensa, e isso basta. O chamado é uma questão de amor, na profunda experiência com este amor de Deus eu me descubro amado e querido por ele, e por isso me consagro para responder a este amor, pois nada nem ninguém pode preencher o vazio do meu coração, só Deus pode preenchê-lo, pois ele me fez para o amor.
Não sei o que o Senhor quer de você, só vc mesmo poderá dar esta resposta, ela é pessoal. Vou te dar uma pista, ao longo da sua história , vc vai descobrir os sinais de amor do chamado que existe nela, não importa o que você viveu, a sua história é uma história de amor e superação, pois é nela que vc poderá descobrir a vontade de Deus, ao longo da tua vida Deus foi te dando sinais e se vc não percebeu? Eu te convido á estar atento a partir de agora para enxergar estes sinais. Sei que Você gosta de desafio, abraça este, ser de Deus sendo um jovem consagrado como eu ou como tantos outros que estão pelo mundo a fora fazendo a diferença, não é para todos é uma questão de chamado, mas se vc se sente realmente chamado bem vindo, é por ai mesmo, dê os passos em direção da sua vocação. Você nasceu para ser feliz e para fazer os outros felizes.Deixa de ser medroso, coragem.O mundo espera pelo teu sim.
Que a virgem Maria a mãe das vocações te ajude no discernimento vocacional pois a nossa vida é feita das escolhas que fazemos.
Bom caminho de conhecimento!

Seu irmão José Dimas – Missionário da Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , , , , , , , ,

Qual caminho? Apego ou Renúncia?

“Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.” (Mateus 10,39)

O Seguimento a Jesus é um caminho de renúncia, é um abrir mão de tudo todos os dias. Quem está preso as coisas e pessoas não está livre para seguir o Senhor, pois este seguimento se dá a partir da renúncia que faço. A pessoa apegada, grudada em tudo, cai no erro de pensar que aquilo é eterno, mas esquece de apegar-se somente ao Senhor que é a sua verdadeira força. O apegado não é digno de seguir o Cristo, pois ele está sempre trocando o Senhor pelas coisas. O primeiro passo para o seguimento do Reino chama-se: Renúncia. Mas renunciar o quê? Aos afetos desordenados, a ganância pelas riquezas, aos pecados e a um grande inimigo o egoismo. Como sei se estou desordenado nos meus afetos? Se eu estiver colocando aquela determinada pessoa no lugar de Deus, ou tiver deixando os momentos de oração para estar com ela, me fechando na exclusividade de querer aquela pessoa somente pra mim.
A verdadeira amizade me lança ao encontro de Deus e me abre aos meus irmãos, já dizia Santa Catarina de Sena “A amizade, cuja fonte é Deus, não se esgota nunca.” Deus é a fonte de toda e qualquer amizade. O meu coração não pode possuir bem algum como apego, só Deus deve ser o meu tesouro, a alma que se apega aos bens materiais está trocando o verdadeiro ouro que é o Senhor pelas bijuterias do mundo que são as riquezas. O Senhor tem que ser o motivo da nossa alegria, tudo tem que partir dele, em meio as dificuldades devemos repetir (Senhor tu és o meu tudo) Santa Teresa de Ávila já dizia”Quem tem Deus nada falta,só Deus basta!” A alma que descobre o Senhor como única riqueza, vive já aqui na terra o céu. Jesus tem sede de almas que o busque e o ame acima de tudo, ele quer ser o único tesouro dos homens. Sabe porquê Jesus não tem sido tão conhecido? Porque os cristãos não tem ele como maior Bem, não tem o amado como ele deve ser amado, nos preocupamos com tantas coisas, mas não nos preocupamos em amar o Senhor. Para se chegar a ressurreição é preciso passar pelo caminho do desapego total de si e de todos. O Senhor não quer nos ver sofrer, pois ele sabe que os apegos nos aprisiona, nos torna um escravo, tampa os nossos olhos e não conseguimos ver nada, ele tem ciúme do seu povo!!! Em meio a tanta demonstração de carinho e amor que o Senhor tem demonstrado em cada segundo para nós, não nos faz mudar? Mas insistimos em ficar com as coisas, esquecemos o doador e se apegamos a doação, a doação só chega por causa do doador, Deus e o doador de tudo que temos, é doação de Deus. Seguir a trilha do Evangelho é seguir o caminho do abandono e da renúncia. O apego começa nas pequenas coisas e depois passa para as grandes. O cristão sempre será chamado a seguir o caminho da cruz, um caminho oblativo ao encontro do Cristo sofredor, não é uma renúncia masoquista, mas uma renúncia feita no amor, eu renuncio por que eu amo. Os apegos nos impedem de carregar a cruz com alegria!
Quais tem sido os apegos que tem prendido você hoje? Você quer ser livre? Entrega tudo para o Senhor, tenha a coragem de ser livre! Um bom exemplo de homem desapegado era São Francisco de Assis um dia ele estava conversando com Jesus e disse assim para o Senhor “Jesus amo Clara e as Irmãs, amo o Sol e as Estrelas, amo o coração do homem, amo tudo que é belo, mas perdoe-me meu Senhor pois só a ti eu deveria amar. Jesus responde = Francisco amo Clara e as Irmãs, amo o Sol e as Estrelas, amo o coração do homem, amo tudo que é belo, mas não chores mais meu Francisco pois Eu Amo Aquilo Que tu amas.” Que lindo!!!!!!!!!!! Será que o Senhor tem amado aquilo que eu amo?
Que Deus nos abençoe e nos acompanhe nesta caminhada. Aguenta firme!

José Dimas – Consagrado da Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , , , , , ,

Consagrado Nômade de Deus no Mundo

O Consagrado é chamado a cada dia a ser um Nômade de Deus, vivendo um total abandono, não se prendendo em nada nem a ninguém, é verdadeiramente um peregrino do amor. O Senhor em sua bondade, a cada dia chama pessoas que tocados pelo seu amor respondem com alegria a sua vocação num determinado Carisma, é um chamado de amor e de renúncia. Assim como Deus disse a Abraão “Deixa a tua terra e vai pra uma terra que eu vou te mostrar.” Deus desinstala Abraão, leva-o para uma terra desconhecida, um lugar nunca visto. Seguir o Senhor é ser desinstalado todos os dias, a exigência da nossa vocação nos tira do nosso comodismo e nos lança fronteiras adentro, para levarmos a Boa Nova do Evangelho. Abraão começa então a peregrinar a procura da terra que o Senhor prometeu pra ele e para seu povo, ele não para nas dificuldades mas vive com radicalidade uma vida de Nômade. Mas porque um Homem resolve viver uma vida sem estabilidade? Por causa de uma Missão.
A Vida Consagrada é este caminho de renúncia e doação, não vivemos sozinhos, preocupados conosco mesmo, mas vivemos juntos, unidos. Somos Nômades que vivemos juntos em comunidade!!!Jesus era na verdade um nômade do Pai, não parava nos lugares nem nas pessoas, mas por onde passava fazia a diferença, acolhia a todos e todas, dava-se por inteiro, chorava com os que choram, se alegrava com os que se alegravam, e quando perguntam a ele “Mestre onde moras?” Sua resposta foi verdadeira e livre “Eu não tenho onde reclinar a cabeça” Jesus revela o seu segredo!! Revela sua Missão de Nômade do amor. Jesus era um homem afetivo, sabia se relacionar com todos, não deixava que nada nem ninguém o impedise de realizar a vontade de Deus.
O Consagrado é chamado a ser a cada dia um Nômade do Senhor, não se prende ao lugar em que está em Missão, mas tem o lugar como um meio para evangelizar, não importa onde vai estar, se será no Brasil ou no Exterior a Missão vai acontecer, por que para ele o mais importante é levar o Senhor aos corações. Não se prende ás pessoas, ama na liberdade, deixa o outro livre para partir quando este precisar ir, para ele cada pessoa é posse exclusiva de Deus e não dele, se o consagrado se prende a alguém e deixa de realizar a missão para qual o Senhor o chamou ele esta cometendo um pecado contra os conselhos evangélicos, contra a pobreza, pois ele mesmo promete não possuir nada como apego, não trazer nada como riqueza. Castidade = “Não possuir ninguém como apego”. O Consagrado não se prende em um relacionamento, o coração dele e tão grande que cabe todo mundo, não exclui ninguém, mas se abre para todos. Quando um consagrado se fecha em algumas pessoas a sua vida não é fecunda, pois ele restringe o amor de Deus somente em alguns, e a sua vocação é para todos, principalmente para aqueles que não tem ninguém que os ajude.
Onde estiver um Consagrado que ama existirá menos pessoas sozinhas. Ele é um peregrino do amor! Passa no mundo em peregrinação, em cada lugar, e em cada pessoa que encontra no caminho, ele lembra “Eu estou de passagem, Estou em peregrinação”, não se prenda a mim se prenda ao Cristo que nunca passa. O Nômade de Deus leva uma vida de renúncia, ama sem possuir, por onde quer que ele passe deixa o perfume de Cristo, trás em si o cheiro de Deus!!!!! Você consagrado nunca se esqueça que a sua vocação é de ser um nômade do Senhor, não esteja preso a teologia do lugar. Seja um homem e uma mulher livre para ir para onde o seu carisma precisar. Os Santos foram Nômades, não se apegaram onde viviam, mas ao contrário foram homens e mulheres livres, que nunca se esqueceram que Deus os chamou para ser peregrinos, hoje está ali e amanhã está aqui. Com isso não quero dizer que não podemos amar ninguém, nem ser inteiro com ninguém, mas ao contrário amar com qualidade, me dando por inteiro e não por pedaços. Não é uma questão de poder ou não, mas uma questão de dever. O Nômade de Deus é inteiro em tudo que faz, nos lugares onde passa sabe ser inteiro, o mais importante não está na quantidade de tempo que se passa em cada lugar, mas na profundidade e na coerência que lá vivemos. O que tenho deixado por onde tenho passado em missão?
A Companhia do Consagrado sempre será a Santa Cruz. O peregrino só tem o hoje, não sabe o que será amanhã. Sua única riqueza é a comunidade em que vive, são cada um dos seus irmãos fraternos, um ajuda o outro a ser um Nômade. A Comunidade é o lugar propício pra vivermos esta vocação de peregrinos, não estamos ali só porque queremos viver juntos, mas para evangelizarmos uns aos outros.
Diante disso que você leu o que ficou de novo? Comente.

Estamos juntos neste caminho de peregrinação!!!!

José Dimas – Consagrado da Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , , , , , ,

Corpus Christi O Sol da Igreja

O corpo de Cristo presente no Santissímo Sacramento é a presença real de Jesus nas especies do pão e do vinho, na hora da consagração na santa Missa  acontece um grande Mistério que os nossos olhos não conseguem enxergar: O Mistério da transubstanciação, onde o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue do Senhor, tem gosto de pão, tem gosto de vinho, mas não é mais pão nem vinho é o corpo vivo do Cristo.

A festa de Corpus Christe teve início no Século XIII na Bélgica, a Igreja via a nessecidade de ter uma festa litúrgica na qual se honrase de modo especial a presença de Jesus no Sacramento do altar. Nesta mesma época o Espirito Santo suscita uma Mística chamada Juliana de Cornilon que era Abadesa de um mosteiro no quel existia um movimento Eucarístico, muitas coisas da devoção Eucarística veiu deste movimento como por exemplo a exposição e a benção do Santíssimo Sacramento. Santa Juliana teve uma visão na qual via de uma grande lua cheia com uma mancha negra. A lua era a Igreja e a mancha negra a falta de uma festa no calendário Litúrgico da Igreja, mas já existia muitas festa na Igreja, qual era essa festa que faltava? A festa de Corpus Domini = Corpo de Cristo. Em outras visões santa Juliana viu um grande sol luminoso sobre a Igreja. A Eucarístia é o sol que dissipa as trevas do mundo, é ela que ilumina a Igreja ao longo dos anos, não festejamos um pão mas sim um Sacramento instituído pelo próprio Jesus. Santa Juliana de Cornilon contou todas as suas visões ao seu Bispo, e ele colocou a festa no calendário de sua diocese, em Lieja o santíssimo Sacramento tinha um lugar de honra e adoração. Em 1264 foi decretada mundialmente a solenidade da festa de Corpus Christe pelo Papa Urbano IV sendo ela na quinta-feira após a  festa da Santíssima Trindade, Santa Juliana não chegou a ver a festa que tamto almejava, pois quando o Papa a colocou no calendário já faziam 6 anos que ela tinha falecido. Mesmo antes da Festa ser decretada já existia várias demonstrações de adoração ao Santíssimo,  Na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, quando começou as homenagens ao Santíssimo Sacramento a procissão eucarística acontecia só dentro da igreja. Em 1247, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
Nenhum dos decretos fala da procissão com o Santíssimo como um aspecto da celebração. Porém estas procissões foram dotadas de indulgências pelos Papas Martinho V e Eugênio IV, e se fizeram bastante comuns a partir do século XIV.
Finalmente, o Concílio de Trento declara que muito piedosa e religiosamente foi introduzido na Igreja de Deus o costume, que todos os anos, o santíssimo seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos.
Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidades. Prepare o seu coração para esta grande solenidade!!!!

Alguns Milagres Eucarísticos:

1 – Lanciano – Itália – no ano 700

2 – Ferrara – 28/03/1171
 
3 – Orvieto – Bolsena – Itália – 1263     Inicio da Festa de Corpus Christi

4 – Milagre Eucarístico de Santarém – Portugal (1247)

5 – Offida – Itália – 1273  

6– Sena – Cáscia –  Itália – 1330

7 – Turim – Itália – 1453 8 – Faverney, na França, em 1600

9 – Sena – Itália – 1730

10 –  Em Stich, Alemanha, 1970

José Dimas  –  Missionário da Comunidade Canção Nova

Continue reading

, , ,

prev posts