O meu coração Imaculado será o teu refúgio

Nossa Senhora mostrou aos pastorinhos o seu Coração ferido e magoado pelos pecados dos homens e pelas infidelidades das nações. Pediu a eles oração, penitência e sacrifícios pelos pecadores. Há muitas almas que vão para o inferno porque não há quem reze e se sacrifique por elas.

 

A resposta dos Pastorinhos

As crianças acolheram com docilidade os pedidos da Senhora. De tudo ofereciam sacrifícios a Deus, mas sentiam o conforto e a compreensão da Mãe de Jesus que os animava e entusiasmava ao dom da fidelidade.

Lembremos as palavras da Santa Jacinta, quando, na simplicidade da sua infância, dizia à Lúcia: “Gosto tanto de Nossa Senhora, do Imaculado Coração de Maria”. Na verdade, Maria mostrou-lhe o Seu Coração Imaculado e disse-lhe palavras de esperança e conforto: “O meu Coração Imaculado será o teu refúgio e o caminho que vos há de conduzir até Deus”. Esta manifestação é um ato de confiança e de esperança numa nova humanidade, na experiência de um novo céu e de uma nova terra, que encheu de alegria o coração de São Francisco Marto que à pergunta que Lúcia lhe fez sobre o que gostou mais: “Francisco, de que gostaste mais, foi do Anjo ou de Nossa Senhora?” Ele respondeu: “do que mais gostei foi da luz que Nossa Senhora colocou no nosso coração”. Essa luz era o próprio Deus.

 

A mensagem de Fátima

A experiência que cada um fez de Nossa Senhora é para nós motivo de busca. A mensagem de Fátima é uma mensagem de amor, de esperança e de paz. O amor é a força do acreditar, apesar da nossa condição de pecadores. Pecar é uma traição ao amor de Deus para conosco.

Por D. António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu