A ação da Pregação no processo de Libertação

A libertação acontece em meio a pregação…

No sábado Jesus foi à sinagoga e pôs – se a ensinar. Todos ficaram admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas. Entre eles na sinagoga estava um homem com um espírito impuro; ele gritava: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tú es: o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu: “Cala – te, sai dele!” O espírito impuro sacudiu o homem com violência, deu um forte grito e saiu. Todos ficaram admirados e perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade: Ele dá ordens até aos espíritos impuros, e eles lhe obedecem!” E sua fama se espalhou rapidamente por toda a região da Galiléia.” (Mc 1, 21-28)

A ação da Pregação no processo de LibertaçãoNeste pequeno trecho do Evangelho podemos realmente extrair alguns ensinamentos importantes se tratando da questão da Libertação.
A primeira realidade que eu gostaria de frisar é que havia muitas pessoas dentro desta sinagoga, era costume do povo daquela época se reunir aos sábados nas sinagogas, era o dia do Senhor para eles…Nota – se que havia um homem que estava dentro da sinagoga e certamente o espírito imundo, na qual o evangelista Marcos nos diz nos versículos acima, já estava neste homem, já o atacava, já o oprimia; somente que ainda não havia sido identificado. E certamente também este homem estava todos os sábados indo à sinagoga como era o costume da época…
O que eu quero ressaltar aqui é exatamente a questão deste homem estar dentro da sinagoga, com um espírito impuro o possuindo, e nada acontecer com ele, mesmo estando dentro de uma sinagoga, mesmo rezando aos sábados…
Portanto, o estar dentro de uma Igreja, mesmo a pessoa dizendo que reza, não pode ser critério para discernir se alguém esta ou não com problemas espirituais. As vezes vejo pessoas dizendo que se determinada pessoa tivesse mesmo com problemas espirituais, ela nem conseguiria entrar na Igreja; e não é a verdade; a prova é que este homem estava na sinagoga e nada lhe acontecia…
Realmente existe casos de possessões diabólicas graves, que chegar perto de uma igreja faz com que a pessoa comece a se sentir mal, ter enjôos, dores no corpo e reações diversas, mas não é a regra…

A Palavra diz que todos ficaram admirados com os ensinamentos de Jesus. Isso subentende – se que se ficaram admirados, é porque por algum tempo Jesus ensinou eles naquele sábado…Pois aqui ressalto que este espírito impuro que se manifestou no homem não reagiu violentamente somente por ter visto Jesus; reagiu após as pessoas ficarem “admiradas com Seus ensinamento, pois Ele ensinava como quem tem autoridade…” Fazer com que as pessoas entendessem Suas palavras demorou alguns minutos de pregação naquela sinagoga…
Quer dizer que aquele homem, dentro da sinagoga, na frente de Jesus, e nada do espírito impuro se manifestar…Mas Jesus “ensinava como quem tem autoridade…” e é claro que tinha, era ali o filho de Deus falando!
E estes ensinamentos de Jesus incomodou tanto o espirito impuro daquele homem, que ele foi “obrigado” a se manifestar…A Palavra de Jesus os incomodou! Digo isso no plural, pois o versículo 24 diz: “Que queres de nós Jesus Nazareno?Havia ali vários espíritos impuros, vários demônios possuindo aquele homem!

E o que aqueles demônios começam a fazer dentro da sinagoga??

Primeira coisa é que eles gritam! Gritam porque a presença de Jesus os incomoda, isso é certo! Gritam porque sempre estão na desordem, no caos, e gritam porque sempre querem impressionar, simular uma força e intimidar as pessoas com essas reações…
Mas estes demônios fazem uma coisa que não é muito comum vermos quando rezamos por pessoas que sofrem problemas espirituais, ou que passam por Exorcismos: Estes Demônios pré anunciam sua própria destruição e proclamam livremente que Jesus é o filho de Deus…E por que eles fazem isso??
Não seria mais “útil” talvez eles dizerem que Jesus era um impostor, ou blasfemarem contra Jesus ou algo do tipo? Eles podiam ter mentido, mas disseram a verdade…

Primeiro ensinamento com este trecho do evangelho é que até mesmo o Demônio reconhece e diz que Jesus é o filho de Deus! O próprio Demônio sabe que Jesus veio destruir suas obrasMas neste caso, para o Demônio era mais importante querer atrapalhar o crescimento do Reino de Deus, do que mentir…Atrapalhar no sentido de que ainda não era o tempo de Jesus se mostrar filho de Deus, não tinha chego o tempo pré estabelecido por Deus; e portanto, o Demônio se submete a reconhecer o senhorio de Cristo somente para tentar destruir os planos de Deus! Ai está sua malignidade! O Demônio se submete até mesmo a falar a verdade sobre Deus, se por meio disso for possível atingir os planos de Deus!

E o segundo ensinamento deste trecho do evangelho é: O Demônio ficou incomodado com a força do ensinamento de Jesus, e não mais aguentou ficar escondido naquele homem…
A força da pregação faz com que o Demônio não consiga se esconder! Jesus ensinava com poder e autoridade, e diante disso esse ensinamento foi penetrando no coração daquele homem e tomando espaço.
Meu irmão e minha irmã a libertação vem por meio da Pregação e do ensinamento, mas por meio de uma pessoa que esteja cheia de Deus, isso é certo…Naquela sinagoga os escribas também ensinavam, mas o efeito era diferente…Isso porque provavelmente ensinavam, mas como não viviam, não havia eficácia…
Mas foi enquanto Jesus pregava que o espírito impuro se manifestou…Isso me lembra certamente o nosso querido Padre Rufus Pereira. Meu Deus, quanta unção havia naquele homem quando pregava! E se formos parar para analisar suas pregações não encontraremos grandes ensinamentos teológicos, filosóficos e etc…Veremos um homem simples, apaixonado por Jesus Cristo, e que sabia da força do Evangelho quando pregado unido ao Espírito Santo! As grandes libertações e manifestações diabólicas aconteciam quando Padre Rufus estava pregando, isso para nos mostrar como uma pregação cheia do poder de Deus é suficiente para irritar e incomodar o Demônio…

Não gosto de sensacionalismos nas pregações e nem de exageros quando o assunto é Cura, Libertação, Demônios e etc…Tem pregadores – penso eu – que acreditam que o Demônio vai se manifestar ou que as pessoas serão libertas por meios de seus gritos, de seus espetáculos quase histéricos; quem dera que muitos destes tivessem convivido alguns minutos que fosse com Padre Rufus, para entenderem onde esta a força do Ministério…

Teria muito mais coisas para falar sobre este trecho, mas para não me delongar, termino com o ultimo versículo que diz: “E sua fama se espalhou rapidamente por toda a região da Galiléia.” (Mc 1, 28)

No Evangelho de Marcos posso dizer que este foi o primeiro Exorcismo de Jesus, e após o mesmo, a Palavra diz que “sua fama se espalhou rapidamente por toda a região da Galiléia.” Esse é um outro perigo que corre quem reza por Libertação ou Sacerdotes que são nomeados Exorcistas…As pessoas os buscam achando que eles são especiais, que eles tem poder de alguma coisa, e “suas famas” começam a se espalhar, e as pessoas já não mais querem saber de Jesus, mas querem a amizade da pessoa que reza por libertação, querem estar próximas ao padre que é Exorcista e assim por diante…
E tanto para quem reza por libertacao, seja leigo ou sacerdote, ou o sacerdote nomeado exorcista, que tomem cuidado com a vaidade dos frutos do ministério, e tenham sempre em mente que é Jesus quem faz, e que é necessário sempre que Ele cresça, e que eu diminua! Pois o Demônio é astuto, e sabe criar o caos se usando de coisas boas!

Deus abençoe você!

Deixe seus comentários abaixo, será importante saber sua experiência ou opinião sobre o assunto!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Aprendendo mais sobre os Anjos

2. O Exorcismo, a Confissão e o Mal

3. A Teia dos Sonhos e o Esoterismo

Comments

comments