O panetone foi criado na Itália e o hábito de consumi-lo nas festas de fim de ano iniciou-se em Milão, expandindo dos Alpes – no norte – à Sicília – no sul. Aos poucos passou a ser conhecido em outros países, tornando-se mundialmente conhecido

Hoje em dia, nas proximidades de outubro, podemos ver os supermercados e lojas especializadas atraindo os clientes com esse produto. Porém, os tradicionais estão sendo trocados pelas novidades gastronômicas, como os panetones recheados com gotas de chocolate, do tipo musse de chocolate branco e preto, floresta negra, coca-cola, sorvete, trufas, doce de leite e goiabada, provando que é possível adaptar a invenção italiana à culinária de cada região.

Confira como preparar um Panetone com o culinarista João Alessandro:

Ingredientes:
125 ml de água
2 col. (sopa) de açúcar
190g de farinha de trigo
20g de fermento em pó granulado
200g de preparado para panetone
1 ovo
2 gemas
450 g de farinha de trigo
175ml de água morna
1 col. (chá) de aroma para panetone
1 col. (sopa) de glicerina
200g de frutas cristalizadas
150g de uvas passas
Modo de preparo:
Coloque a água, o fermento granulado para pão, o açúcar e misture. Incorpore nessa mistura a farinha de trigo até que fique uma massa bem consistente, deixe descansar por 30 min, até que ela dobre de tamanho.
Acrescente na massa ovo, as gemas, a glicerina, a essência de panetone e o preparado para panetone, mexa toda a massa e por fim acrescente água e farinha de trigo e misture.
Com o auxílio de uma espátula trabalhe com essa massa, e com a mão faça movimentos de como se estivesse rasgando a massa, ela fica grudando na mão, é assim mesmo, não precisa colocar mais farinha de trigo.
Abra a massa e coloque as frutas cristalizadas. Depois de enrolar a massa coloque numa forma de panetone, deixe descansar por 3h e depois leve ao forno para assar num forno pré aquecido por 30min à 40min.
DICA: Para o recheio de chocotone:
Retire a tampa do chocotone, com uma faca retire todo o miolo do chocotone, divida o miolo em três partes, devolva a primeira parte. Derreta 400g de chocolate meio amargo e misture com 400ml de creme de leite e recheie o chocotone, coloque a outra parte do miolo, mais recheio e a última parte do miolo. Com o restante do chocolate cubra o panetone e decore conforme sua criatividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *