O QUE É A PASTORAL DOS SURDOS

É um movimento de evangelização dos surdos. Conta com o trabalho voluntário de diversas pessoas (surdas e ouvintes). Sua finalidade é a promoção vivencial do surdo em comunidades de fé. A pastoral do surdo está alicerçada na proposta de vida de Jesus Cristo. Os que fazem parte desta Pastoral são testemunhas no meio em que estão inseridos.

OBJETIVO

Evangelizar as pessoas surdas,ajudando-as a superar as dificuldades para que conheçam e vivam a Boa Nova de Jesus em todas as dimensões de suas vidas, formando comunidades e participando da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

 A história da Pastoral dos Surdos no Brasil começou oficialmente com a vinda do Pe.  Eugênio Oates, religioso americano as Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR) ou Redentoristas ao Brasil. Em parceria com Monsenhor Vicente Penido Burnier, primeiro sacerdote surdo do Brasil, iniciaram no ano de 1950, uma longa e difícil caminhada de dedicação, ao serviço dos surdos espalhados pelo Brasil. Uma semente sadia, cheia da graça de Deus era semeada nos olhos e nos corações dos surdos. Também um padre gaúcho de Porto Alegre, conhecido – Padre Volmir Guiso contribuiu muito com os trabalhos  e atividades de evangelização no Brasil.

Atualmente a Pastoral dos Surdos está presente em 18 estados brasileiros. Conta com a dedicação de vários Padres, Congregações, dentre elas: a Pequena Missão para Surdos (masculino e feminino) e as Irmãs Calvarianas, leigos consagrados e catequistas ouvintes e surdos para cooperar na evangelização dos surdos.


7 Comentários

  1. C.Jaira Silva

    Parabéns pelo importante o trabalho apresentado. Eu nem sabia que todo esse tempo havia trabalho religioso com surdos. Estou cursando Educacao especial e me interessei em apreender LIBRAS. Estou percebendo que temmuitas pessoas que eram totalmente excluidas no convivio social .Precisamos,como cristaos verdadeiros, conhecer mais sobre grupos,como é o caso dos surdos, e nos interar do seu mundo.

  2. parabens o trabalho napastoral dos surdos e extremamente imporatante eu faco parte dapastorasl dos surdos da arquidiocese de cuiaba -mt em um trabaho muito lindo

  3. eu adriana surda sim trabalho quel muita gosto muita ok

  4. neuli da luz cordeiro de souza

    sou da pastoral de telemaco borba,sou mãe de surdo e interprete de libras. gostaria de obter materiais para a pastoral e catequese.

  5. Deus Abençõe cada dia mais e mais esté trabalho!!
    pastoral dos surdos é como uma semelhe que nasceu no coração da igreja,para crescer e da fruto.
    Paz e Bem
    pastoral dos surdos “Ceará”

  6. acho lindo este trabalho ,estou me preparando para ser catequiista de minha paroquia
    e gostaria de saber se alguem sabe como cantar em libras a musica O NATAL EXISTE tema das lojas marabras cantada em libras
    beijos e que Deus nos conceda um ano vindouro de muita paz e saude

  7. giovana gomes

    Trabalho com libras na minha cidade Cataguases mas ainda não sou interprete mas queria fazer um trabalho de evangelizaçao com nossos surdos como posso começar esse trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *