A santidade se passa pelo encontro

A santidade se passa pelo encontro com o Sagrado Coraçao de Jesus

Por Marcelo Eduardo

“…Encontrei meu lugar,
Encontrei o meu lar,
Infinito, eterno e Santo amor,
em Teu aberto coração,
Nele encontro perdão, nele há salvação
Nele há vida divina, a gloria e esplendor
de tua ressurreição…”
(Música ‘Teu Aberto Coração’ – Comunidade Católica Shalom)

A santidade se passa pelo encontro. E, em Jesus, a sede desse encontro é sempre o Seu Amado Coração, onde, através da pessoalidade, de coração a coração, acontece o mais íntimo contato com Deus. Nesse instante, a linguagem que impera é o Amor. O Amor que não mede distância, nem calcula valores. O Amor que apenas se dá, que somente se lança!

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

O lançar-se é próprio de quem se propõe desafios, marca profunda da juventude, sobretudo dos jovens chamados à santidade.

Após celebrarmos o Sagrado Coração de Jesus, eu me coloco a pensar na grandeza desse Coração que manifesta o Amor de Deus por nós, desde a encarnação do Verbo, onde Deus se fez homem, até a Sua crucificação, onde Deus se fez Servo sofredor, fiel até o fim…

Particularmente, levado pelo meu carisma, meus olhos se detêm no Calvário, quando a lança transpassa o peito do Crucificado e faz jorrar Sangue e Água.

A presença do Sangue e da Água revela a Vida brotada da morte, Vida Eterna, nascida da morte e ressurreição Daquele que é eterno (Mt 1, 29-30). Que cena perfeita! Concretiza-se aí, a total entrega de Jesus no cumprimento da Vontade do Pai. Coração Sagrado do Cristo Transpassado: é Nele que devemos deixar o nosso coração, colocar nossas esperanças, encontrarmos com o Senhor.

No Sagrado Coração de Jesus, encontra-se a misericórdia que Deus derrama sobre o mundo. Encontra-se a Voz do Cristo: “Vem. Segue-me!”; encontra-se o Seu toque curador, que deu nova vida aos cegos, aos mudos, aos paralíticos, aos leprosos; encontra-se o Seu olhar de amor, que acolheu a pecadora arrependida. É esse Sagrado Coração que nos espera.

Não cabe mais deixar morrer na espera a Vida que desde sempre Jesus nos garantiu. Uma vida de encontro, de intimidade, de pessoalidade com Ele. Uma vida que nos é possível de tantas formas, como, por exemplo, pela Eucaristia ou através dos irmãos e irmãs.

A racionalidade humana e o ativismo em que nos encontramos hoje nos etiquetam a ponto de presumirmos que a doação total de Cristo, a oferta de Si por nossos pecados e por amor a nós, é um fato do passado que nem encontra mais espaço na dinâmica do nosso mundo dito “atualizado”.

O desafio de ser jovem, de ser Igreja e, sobretudo, de ser santo, encontra espaço nessas situações! Onde o mundo se cala, nossa presença, tantas vezes silenciosa, deve gritar que todo cristão, como Filho de Maria, é convidado a aprender do Coração de Jesus a escola de santidade.

Sua Misericórdia, sua piedade imensa acolhe todos os sofrimentos e misérias da humanidade. O Sangue e a Água, brotados do Sagrado Coração, testemunham a plena consumação de seu sacrifício e revela o Amor Misericordioso que restaura tudo e a todos!

Somos uma juventude cristã! Sim, de fato é o que somos!

E ser cristão é aprender a cada dia agir como Jesus, ou seja, agir com misericórdia, sem medir esforços pelo outro, entregar-se, fazer-se coração para, unido ao Coração Sagrado de Jesus, ser amor para o outro.

Assim, amando a todos como Cristo amou, nas palavras, no toque, no olhar, possamos ser um só coração com o Coração do Pai.

Jovem, STD! Santidade sempre!
Segue na Graça! Coração nas mãos, no olhar e na voz, fazendo ecoar a prece: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!

Marcelo Eduardo
Comunidade Filhos de Maria
Montes Claros – MG

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.