A vocação é um dom de Deus para todos os seus filhos!
Muitos jovens que se sentem chamados ao sacerdócio, ou à vida consagrada, se questionam se é possível viverem tal vocação “sendo quem são”. Ou seja, se acham muito pecadores e fracos, miseráveis e cheios de limitações. E, de fato, o são.
Porém, quem somos nós para entrarmos em batalha com Deus? Quem somos nós para irmos contra a afirmação da Palavra que diz : “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei .” (Jr 1, 5)
Se o Senhor escolheu, se Ele chamou, quem é você para duvidar da sabedoria dEle? Não vê na história, quantos “fracos“ foram chamados para tais vocações, e como eles se tornaram fortes por causa de suas fraquezas? Pois, “o Senhor não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Podemos ver isso na vida de Paulo, o perseguidor dos cristãos; na vida de Pedro, o amigo que traiu pela negação; na vida de Tomé, que só acreditou porque viu … são tantos os “fracos”, que poderíamos ficar horas tentando enumerá-los e não esgotaríamos a contagem .
Mas, uma coisa podemos ver em comum nessas pessoas “fracas” da história : o abandono nas mãos do Pai! Todas elas, mesmo se vendo limitadas e incapazes, se abandonaram nas mãos dAquele que as chamava e assim viveram um passo de cada vez, deixando o Criador “terminar a obra começada”. Puderam, nesse abandono, contemplar a sua própria história sendo construída por Aquele que é o Senhor de toda a História.
Se você sente esse chamado, não tenha medo !! Na sua incapacidade, Deus realizará o impossível.
Irmã Maria Raquel FPSS, Toca de Assis