Creio na Igreja, una, santa e católica e apostólica.
Tal como só há um único Cristo, também só pode haver um “único” corpo de Cristo, uma única “esposa” de Cristo, isto é, uma única Igreja de Jesus Cristo.
cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail
Ele é a cabeça, a Igreja é o corpo. Juntos formam o “Cristo total” (Santo Agostinho). Assim como o corpo tem muitos membros, embora ele seja um só, também a Igreja única se compõe de muitas Igrejas particulares (dioceses). Juntas formam o “Cristo total”. [Catecismo da Igreja Católica 811-816, 866, 870]
Jesus construiu a Igreja sobre o fundamento dos Apóstolos. Este fundamento suporta-a até hoje. A fé dos Apóstolos foi transmitida de geração em geração, sob direção do ministério petrino, que “preside à caridade” (Santo Inácio de Antioquia). Também os Sacramentos que Jesus confiou ao colégio dos Apóstolos continuam a atuar com a sua força original.
–> Lumen Gentium ” A única Igreja de Cristo é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou a Pedro para apascentar e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la…Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele” ( LG § 8 ).
ref: Youcat 129 e Constituição Dogmática Lumem Gentium