Medicina Pró-Vida

Praticando medicina pró-vida: uma conversa com o Dr. John Bruchalski e Leah Sargeant

Médico pró-vida conta sua conversão e como tem ajudado a combater a cultura do aborto

Por: Por John Bruchalski e Leah Libresco Sargeant | Tradução: Adailton Batista com ajuda de IA

É muito gratificante praticar a excelente saúde da mulher que é colaborativa, integrada, holística e que escuta seus corpos. Crianças não são DST. A fertilidade é algo a ser colaborado, em vez de suprimido.

Na entrevista de hoje, Leah Libresco Sargeant conversa com o Dr. John Bruchalski, um obstetra/ginecologista residente na Virgínia e autor do recente livro de memórias “Two Patients: My Conversion from Abortion to Life-Affirming Medicine”.( Dois Pacientes: Minha Conversão do Aborto para a Medicina Pró-Vida.) Sargeant é a criadora do “Other Feminisms”, uma abordagem que enfoca a dignidade da dependência mútua. A conversa entre eles foi editada para maior duração e clareza.

Médico pró-vida conta sua conversão e como tem ajudado a combater a cultura do aborto

Imagem ilustrativa – Imagem de Fotorech / Pixaby

Leah Sargeant: Dr. John Bruchalski, você é um médico ginecologista e obstetra que costumava praticar o que as pessoas pensariam como o espectro completo de obstetrícia e ginecologia, incluindo o aborto. E isso é algo que você escolheu se afastar.

Quero perguntar um pouco sobre essa escolha e como é sua nova clínica, começando com um daqueles momentos cruciais que você descreveu em seu livro quando foi para a sala de cirurgia para fazer um aborto e se deparou com um bebê. Você pode me contar sobre aquela noite?

Dr. John Bruchalski: Nesse ponto, estou trabalhando em um centro de gravidez à noite, mas durante o dia, estou fazendo todo o espectro de obstetrícia/ginecologia, incluindo aborto de crianças saudáveis, crianças doentes, praticamente por qualquer motivo em a qualquer momento. Aborto a pedido.

E essa dissonância está se tornando cada vez mais tensa para mim.

Então lá estou eu em um quarto salvando um bebê de 22 semanas porque a mãe queria desesperadamente. Ela está rezando, ela está implorando, ela está implorando. Nós a temos em Trendelenberg [uma posição para prevenir o parto prematuro], meio que inclinada para trás. Estamos usando remédios e antibióticos, e ela está melhorando.

No outro quarto, a mãe não queria. Ela é como, “Não, apenas livre-se disso.” E o que eu fiz? Eu quebrei a bolsa dela e tirei o bebê [administrado Pitocin para induzir o parto].

Agora o bebê sai e eu o levanto. E geralmente quando um bebê nasce vivo em um aborto, nós o sufocamos [não auxiliando na respiração].

Mas achei um pouco pesado. Joguei o bebê na balança e eis que 505 gramas [acima do limite legal, necessitando de tratamento para salvar vidas], tive que ligar para o berçário de terapia intensiva. A Dra. Debbie Plum [da equipe da UTIN] entra, ela dá uma olhada e diz: “Ei, John, você é melhor do que isso. Pare de tratar meus pacientes como tumores.”

Este bebê pesava cerca de uma libra e um quarto. Sua pele era translúcida. Fazia barulho, obviamente era humano, fazia parte da nossa família. Mas a dissonância é: não, chame de feto, não é desejado.

É indesejado. Portanto, precisamos encerrá-lo. A mãe não quer, a sociedade não quer.

LS: Fiquei realmente emocionado ao ler sua história sobre aquela noite e aquele parto. Eu fui e procurei o tipo de limite crítico para o bebê. E eram cinco gramas, você disse, acima do limite.

E então eu olhei para cima, o que mais são cinco gramas? Uma folha de papel. Uma folha de papel pesa cinco gramas. E essa era a medida do que tornava alguém uma pessoa ou não no hospital.

JB : É exatamente isso. Depois de remover a medicina da verdade, da justiça, da igualdade, da equidade e da ecologia, cinco gramas – uma folha de papel ou o que a mãe quiser. É um desejo.

A Conversão do Aborto para a Medicina Pró-Vida

Comecei a ver meu coração endurecer enquanto fazia mais e mais abortos. Você vai dos pequenos que não têm ossos para os que têm ossos e, eventualmente, percebe que algo não está certo aqui. Você acha que agora é humano, em um ponto não era. Mas não: depois percebi que, se mamãe e papai nos derem o óvulo e o esperma, é uma vida humana. Período.

LS : Quero mergulhar nessa mudança de visão. Penso nesses limites arbitrários (cinco gramas, mais uma semana) como as coisas que marcam a mudança de objetos para pessoas. E esses limiares são particularmente dolorosos no contexto do aborto, mas também são problemas em muitos lugares da medicina.

Por exemplo, os médicos podem dizer: “Oh, você não está doente o suficiente para um transplante. Mas assim que seus números subirem 0,1 nessa escala, poderemos tratá-lo de maneira diferente. E eu sei que em alguns casos esses números vêm de um local de atendimento real, temos que tomar essas decisões com base em dados agregados. Mas, como médico, como você equilibra “Esses números tendem a funcionar no geral” e “Tenho um único paciente diante de mim que quero defender?”

JB : Você sempre odeia a doença, mas sempre ama o paciente. Esse é o cerne da medicina.

Por exemplo, a glândula tireoide tem uma faixa normal, mas essa faixa normal é baseada em um agregado, não é a sua faixa. Então, na minha prática, uma das maneiras de fazer isso apenas na medicina é se o seu TSH estiver acima de dois, está me dizendo que está trabalhando demais.

Como fazemos parte da eugenia e da destruição dos fracos para sempre, há um lado sombrio da medicina com o qual você realmente deve ter cuidado. Existe uma maneira melhor de praticar.

Bem, por que não tentar um pouco de suplementação ou algas ou iodo? Você tem que olhar para a pessoa individualmente e ouvir sua história. E foi isso que aconteceu naquela noite quando tentei matar aquele bebê. Ela estava mais adiantada do que eu pensava. Uma vez que você começa a se tornar insensível às vidas humanas, torna-se um cálculo: coloque os números. Você conhece o bar. Estou convencido de que é como a plataforma de trem de Auschwitz-Birkenau. Você vai aqui, vai lá com base em alguma linha traçada entre humano e não-humano. Algumas pessoas fazem parte da família humana e outras não.

E acho que a medicina, porque fazemos parte da eugenia e da destruição dos fracos para sempre, há um lado sombrio da medicina com o qual você realmente deve ter cuidado. Existe uma maneira melhor de praticar.

LS : Eu aprecio isso, especialmente porque acho que esse é um problema, novamente, que certamente está em grande relevo na obstetrícia e no aborto, mas não se limita a isso. Eu tenho uma citação do livro aqui.

“Fomos ensinados a confiar em nossos pacientes acima de tudo. E por alguma razão, esta mulher sentiu que o aborto tornaria a vida melhor. Não era minha função questionar suas escolhas. Eu estava lá para ajudar as mulheres.”

E posso dizer que sua prática é movida pelo amor em ambos os casos quando você fazia abortos, agora quando você os evita.

Mas também há essa pressão do sistema médico de que o médico é uma máquina de venda automática, de que você está ali para prestar um serviço. E isso não se limita ao aborto. Então, como você resiste à pressão da máquina de venda automática, mesmo em uma prática pró-vida? De onde vem essa pressão?

JB : A bioética moderna é baseada na autonomia do paciente. Não faço mais abortos porque não servem para nascituros, os mais fracos. Mas também não é bom para famílias ou mães, psicologicamente, medicamente, esse tipo de coisa. Ou mesmo para mim como provedor de aborto: ainda sou pós-traumático. Fazia parte da minha vida.

Quando me tornar esse médico holístico, integrado e que afirma a vida, tentarei muitas alternativas para ver aonde os dados nos levam. E você percebe que, quando ouve suas pacientes, elas são livros vivos.

LS : Eu gosto dessa metáfora porque já estive em uma posição em que parecia que eu tinha que me defender contra um médico. E, portanto, simpatizo com alguém que sente que está entrando para tentar chutar a máquina de venda automática para fazer o tratamento sair.

Acho que a boa medicina depende de uma confiança que não existe para muitos pacientes com seus médicos ou para médicos com seu sistema hospitalar, em todos os níveis. Essa falta de confiança é parte do motivo pelo qual as pessoas são tão céticas quanto à possibilidade de haver uma maneira de tratar os dois pacientes; em vez disso, eles esperam que seja um jogo de soma zero.

Quando você olha para as estatísticas sobre mortalidade materna nos Estados Unidos, fica claro que muitos médicos não estão tratando os dois pacientes. Eles podem estar enganando mãe e filho, mas é claro que as mães estão sendo enganadas. O exemplo recente mais famoso foi Serena Williams, uma mulher famosa, uma mulher importante, uma mulher rica que teve que se arrastar para fora de sua cama de hospital para implorar para ser examinada por uma condição que ela sabia que a estava colocando em perigo de morte.

E quando vejo essas histórias, entendo por que as pessoas que são pró-escolha e que se preocupam com as mulheres dizem: “Não confio no movimento pró-vida para escrever leis que não deixarão as mulheres em apuros, mesmo que hipoteticamente seja possível fazer uma prática perfeita.”

Vou dar um exemplo específico: imagine uma mulher que chega com ruptura prematura de membranas com 19 semanas. É possível cuidar dela e do bebê? Certamente. Eles esperam que o médico vá fazer isso? Não.

Então, como responder a essa falta de confiança onde é possível exercer a medicina, de uma forma que cuidam da mulher e do bebê, mas manifestamente não o fazemos? Como defender um sistema de leis que coloque o peso adequado na vida do bebê quando sabemos que não colocamos esse peso na vida da mãe, mesmo em um parto sem complicações?

JB : Eu tenho que ser honesto com você, essa é uma pergunta muito difícil porque a exceção “a vida da mãe” é uma realidade política. Não é científico.

A única maneira de recuperar essa confiança, acredito, não é politicamente, é testemunhando. Então Tepeyac OB/GYN e Divine Mercy Care, o que fazemos agora é apenas tentar responder a esta pergunta que você me faz. Em nossa prática em Tepeyac, provavelmente temos onze mulheres cuja bolsa estourou com 15 semanas. E todos eles deram à luz crianças com mais de 34 semanas.

LS : Como você tem uma conversa com uma mãe nessa posição sobre como é o risco? Porque eu acho que esse risco preocupa muito as pessoas.

JB : Você pode dizer a uma mãe nessa posição que a literatura mundial que pesquisou o rompimento precoce da bolsa diz que você deve esperar. Diz que você deve monitorá-la muito de perto, além de seguir seu bebê. Então digo a essas mães que vamos medir a temperatura dela todos os dias, de manhã e à noite. E monitorando-os de perto, entregaremos a você assim que houver qualquer sinal de infecção. Porque, se houver, visamos a infecção, não o bebê.

Você nunca diria a ela: “Bem, vou matar seu bebê para salvar sua vida, porque você pode morrer de uma infecção”. Isso é má medicina e má antropologia. Em nossa prática, às vezes, essa decisão de continuar monitorando em vez de abortar o bebê leva à polarização entre pais e mães. Muitos pais dizem: “Não, não faça isso, vamos acabar com a gravidez agora”. E a mãe diz: “Bem, espere um segundo. Ainda não estou doente. Não quero desistir ainda.”

Quando eu abortasse aquelas crianças na hora, eu teria dito para a mãe: “Salvei sua vida”. Mas em nossa coleção de treze, quatorze casos em Tepeyac, todos conseguiram. E estou apenas interessado em acompanhar as pessoas em doenças e enfermidades realmente difíceis, sem colocar a mãe contra o bebê.

Quando jovens grávidas vêm ao consultório e estão pensando em abortar, eu digo: “Já fiz isso. Eu costumava fazer abortos neste caso, mas não faço mais.” E eu digo a eles: “Você pode ir para outro lugar. Não posso ajudá-lo a fazer isso, mas você sempre pode me procurar em caso de complicações. Por que? Porque eu valorizo ​​você. Valorizo ​​sua decisão, embora não a faça. Você é sempre bem-vindo conosco.” E você está tentando encontrá-los em sua vergonha, em sua dor que muitas vezes lhes diz que eles não têm escolha e que devem fazer um aborto: “Não tenho escolha. Eu tenho que fazer isso.”

LS : Eu quero te perguntar sobre aquela porta aberta. Sua história não é simplesmente uma história sobre abandonar o aborto. Você não apenas desistiu de algo, mas deliberadamente assumiu algo novo.

Você fala sobre ter um chamado particular de Maria para “ver sempre os pobres e vê-los diariamente”. Isso é muito diferente de apenas dizer “Não vou mais fazer abortos”. Mudou onde você poderia praticar tanto quanto não fazer abortos. Você pode falar sobre o que isso mudou para você como médico além de apenas “eu não vou fazer abortos”? Como isso mudou onde você e como você poderia praticar?

É muito gratificante praticar a excelente saúde da mulher que é colaborativa, integrada, holística e que escuta seus corpos.

JB : Quando eu estava na graduação e na faculdade de medicina, fui trabalhar em Appalachia. Mas [alunos da faculdade de medicina muitas vezes] querem fazer viagens missionárias. Bem, com todo o respeito, basta procurar em sua própria comunidade. Há homens e mulheres que moram perto de você e vivem abaixo de qualquer nível de dignidade.

Pessoas como Paul Farmer, de Harvard, trabalhando no Haiti, mostram que a saúde é baseada em relacionamentos. A medicina é um ato de misericórdia. Novamente, você odeia a doença, mas ama o paciente. Ao colaborar na comunidade, você pode construir um espaço onde o aborto se torne indesejado e as crianças sejam bem-vindas.

É muito gratificante praticar a excelente saúde da mulher que é colaborativa, integrada, holística e que escuta seus corpos. Crianças não são DST. A fertilidade é algo a ser colaborado, em vez de suprimido.

LS : Eu queria perguntar sobre os aspectos práticos de viver esse compromisso. Quando uma mulher vulnerável entra em sua porta, qual é o tamanho da lacuna entre os cuidados de que ela precisa e o dinheiro disponível para isso?

JB : Enorme.

LS : Apenas uma estimativa, que porcentagem pode ser paga e que porcentagem deve vir de doadores?

JB : Éramos uma prática médica com fins lucrativos. E todos os meus contadores de contas diziam: “Você precisa parar de ver os pobres”. Bem, eu não poderia porque isso é obediência. Acredito na esmola porque está muito ligada à medicina como misericórdia.

Então, na prática, provavelmente aumentamos de 40 a 50% do custo de nossos cuidados. As pessoas às vezes perguntam: “Bem, qual era o seu plano, John?” Eu não tinha nenhum plano.

Eu tenho um orçamento agora, mas de alguma forma não penso nisso tão seriamente quanto meu conselho. Sou muito grato ao meu conselho por tentar nos manter no caminho certo.

Mas jantei com Madre Angélica anos atrás. Ela estava tão animada com o que fizemos antes de morrer. Ela disse: “Johnny, lembre-se, meu filho, orçamentos são para pessoas medrosas”. E posso dizer a você em minha vida, nunca fui superado em generosidade. Naquele fim de semana, percebemos que nossos prêmios por imperícia triplicaram de um total de $ 80.000 para $ 240.000, e tínhamos um mês para cobrir isso. Vários pacientes criaram uma lista de e-mail e arrecadamos $ 242.000 em um fim de semana. Trata-se de ter tanta credibilidade nas ruas que você pode ir até seus pacientes e implorar.

LS : Deixe-me fazer uma última pergunta. Isso é para alguém que pode estar começando a faculdade de medicina e tem um forte compromisso pró-vida, mas quer evitar o efeito grosseiro da faculdade de medicina. Eles querem evitar aquela sensação de se tornar uma máquina de venda automática que faz procedimentos, não uma pessoa em relação ao paciente.

O que essa pessoa deve fazer fora da escola como contra-formação à formação convencional da faculdade de medicina?

JB : Duas coisas: mantenha sua vida de oração, esse tempo de silêncio, não importa como você faça isso. A segunda parte é chegar a lugares como nós em divinemercycare.org , que podem conectá-lo com a Christian Medical and Dental, Catholic Medical Association, onde você percebe que não está sozinho.

Eu estava na Universidade da Virgínia doze anos atrás, um residente do quarto ano se aproximou de mim após minha palestra, durante a qual perguntei: “Se o aborto é tão bom, por que mais de nós não o fazemos?” Ele chega e diz: “O senhor realmente acredita, Dr. Bruchalski, que a vida começa na fertilização, a vida humana?” Eu disse: “Ah, sim. E merece o nosso cuidado.” Ele diz: “Você é a primeira pessoa em doze anos de meu treinamento acadêmico a dizer isso.” Ele disse: “Acho fascinante”.

Transformar corações por meio da assistência médica é individual.

LS : Muito obrigado por reservar um tempo para falar comigo hoje. Dr. John Bruchalski, autor de Dois pacientes: minha conversão do aborto para a medicina de afirmação da vida . Muito obrigado pelo seu tempo.

* Texto extraído do original The Plubic Discourse

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