Prepara a tua alma para a tentação

Permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a tentação

Prepara a tua alma para a tentação

Se uma ovelha está doente, isto é, se tem um coração doente, pode sucumbir nas tentações, sobretudo se não está vigilante e preparada. Neste caso, o pastor negligente não diz à ovelha do seu rebanho: Filho, se queres servir a Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a tentação. Quem assim fala, fortalece o que é débil e torna o forte, para que, tendo abraçado a fé, não ponha a sua esperança nas prosperidades deste mundo.

Porque se for habituado a pôr a sua esperança nas prosperidades deste mundo, essas mesmas prosperidades o vão corrompendo de tal modo que, ao sobreviverem as adversidades, perturba se, ou talvez sucumba totalmente. Quem assim procede não edifica sobre a pedra firme, mas sobre a areia. Ora a pedra era Cristo.

Fortalece se o que é débil quando se lhe diz: «Conta com as tentações deste mundo; mas de todas elas te livrará o Senhor, se d’Ele não se afastar o teu coração. Foi para confortar o teu coração que Ele veio a este mundo e por ti quis padecer e morrer; por ti sujeitou Se aos escarros e foi coroado de espinhos; por ti recebeu opróbrios e finalmente morreu numa cruz. Tudo isto sofreu Ele por ti; e tu, nada. Tudo isto quis sofrer, não para seu próprio proveito, mas pensando somente em ti».

Fonte: Do Sermão de Santo Agostinho, bispo, sobre os Pastores: « Prepara a tua alma para a tentação» (Sermo 46, 10-11: CCL 41, 536-538) (Sec. V)

Leia outras reflexões espirituais

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.